Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 17/01/2022

“O maior desafio de 2022 é buscar o crescimento sustentável”, diz Lula Thomaz

Prefeito de Teixeira Soares destaca que entre os objetivos está a busca constante pelo desenvolvimento, mas sem perder a essência de uma cidade do interior; inauguração do Samu é um dos feitos históricos do governo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
“O maior desafio de 2022 é buscar o crescimento sustentável”, diz Lula Thomaz

Blog do Doc.com inicia nesta segunda-feira (17) uma série de entrevistas com os prefeitos dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná. Na pauta, os desafios da gestão em meio à pandemia da Covid-19, a avaliação do primeiro ano do mandato e os investimentos que estão previstos para 2022, entre outros assuntos de interesse da população dos municípios.

Com a experiência da reeleição, Lula Thomaz (PSD) destaca o primeiro ano da gestão em Teixeira Soares com resultados positivos para toda a população, por conta da dedicação de toda a equipe e as parcerias com as lideranças políticas. Tendo ainda os reflexos da pandemia como um dos maiores desafios, o prefeito projeto um ano de 2022 com muitas obras e investimentos. Confira a seguir na entrevista especial para o Blog.

Como avalia o primeiro ano de mandato?

É uma nova fase, um novo governo, que tem o compromisso de fixar que governo de reeleição dá certo. Para tanto, precisamos contar com uma equipe que está comprometida em trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Sabemos que enfrentamos nesse primeiro ano de mandato um ano muito difícil, tivemos a pandemia em que muitas vidas foram perdidas, mas, ao mesmo tempo, graças a Deus e à ciência pudemos ter um número grande de pessoas vacinadas e estamos aos poucos retomando.

No primeiro ano de mandato tivemos muitas coisas produtivas dentro do município, em todos os setores, as secretarias trabalham em rede e as coisas funcionaram. Um grande parceiro foi o Governo do Estado, e eu quero agradecer ao Governador Ratinho Junior, ao Deputado Federal Sandro Alex, bem como ao Deputado Estadual Alexandre Curi. Com parcerias fortes dentro da Secretaria do Estado conseguimos trazer investimentos importantes para diversas áreas, para que o município avançasse em todos os segmentos.

O que coloca como principal feito neste início de gestão?

Eu vejo assim, as coisas são marcadas por acertos e erros, e graças a Deus temos acertado muito mais do que errado. Se erramos, foi pela vontade excessiva de acertar. Vamos trabalhar muito focado nas pessoas, em trabalhar para melhorar a vida da população, trabalhar com foco, fé e com o objetivo principal: fazer com que Teixeira Soares seja, a nível de Estado, reconhecida e estar onde ela merece, estar sempre no topo. 

Como que a experiência da reeleição ajudou a superar mais um ano difícil?

A vida é um aprendizado constante. Graças a Deus, Ele nos deu a oportunidade de estar sendo Prefeito mais uma vez, e quis Deus que nós, eu e a vice-prefeita Juliana Belinoski, estivéssemos à frente do município no pior momento da história da humanidade, que é a pandemia da Covid-19. É claro que com o passar dos anos, muitas experiências foram acumuladas, como boas amizades, boas parcerias dentro do Governo do Estado e do Governo Federal e isso fez com que Teixeira Soares colhesse bons frutos. Nós somos passageiros aqui, somos transitórios, mas o que não passa é o município de Teixeira Soares. Prefeitos, muitos já passaram, eu sou mais um que vai passar, mas o município com certeza não vai passar.
 
Quais projetos podem ser ainda mais efetivos neste segundo mandato?

Nós temos como marca a reforma e ampliação do hospital, também temos obras de pavimentação do interior e revitalização da nossa cidade, vamos deixá-la bonita, com investimentos em todas as áreas, mas sem perder a essência de uma cidade do interior. Teixeira Soares é uma cidade de 104 anos que precisa ser remodelada, mas sem nunca perder a essência dessa cidade centenária e, acima de tudo, uma cidade que acolhe as pessoas, eu fui acolhido por Teixeira Soares. A cidade tem muito a prosperar nesse ano de 2022.

Com tantos desafios impostos pelos reflexos da pandemia e da questão econômica que passa o país, quais os maiores desafios para o ano de 2022?

Com certeza o maior desafio de 2022 é buscar o crescimento sustentável. Nós sabemos que os esforços, tanto do Governo Estadual quanto do Governo Federal e Governo municipal, estão voltados à área da saúde, mas não podemos nunca deixar com que a pandemia faça com que nós paremos de gerar emprego, renda e melhoria de vida para as pessoas. A pandemia existe, nós vamos ter que conviver com ela, com muita responsabilidade, não podemos brincar com essa terrível doença que matou mais de 600 mil brasileiros. Nós temos que tratar com muita responsabilidade a pandemia, mas não podemos deixar de crescer e ir em frente que é para frente que se anda.

E neste cenário, que ações e projetos não puderam ser efetivados, mas que ainda estão na lista de prioridades para o município?

Teixeira Soares não deixou nem um projeto engavetado. O governo federal e, principalmente, o governo do estado foram parceiros fortes nesse momento. Quero agradecer à câmara de vereadores, nossos secretários, diretores, toda a equipe técnica, enfim, os nossos colaboradores, que fizeram com que não sofrêssemos as consequências com a Covid-19. Tivemos problemas com arrecadação, mas saneamos as contas públicas, cortamos privilégios e pudemos avançar. E vamos avançar cada vez mais em todos os setores.

Base do SAMU, inaugurada no último dia 10 de janeiro.

Em meio à pandemia, saúde e educação são setores que demandam muita atenção e investimentos. Agora, no início de 2022, o que a população pode esperar do seu governo para estas duas áreas?

Com relação à saúde, no último dia 10 de janeiro, fizemos um marco histórico na política de saúde, onde pudemos inaugurar o SAMU, que vai atender Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro, bem como os Campos Gerais. A 4ª Regional de Saúde foi uma das últimas regionais a ser implantado o CimSamu e graças a Deus e ao Governador Ratinho Junior, nós pudemos concretizar esse sonho. Ainda na área de saúde, todos os postos de saúde foram remodelados e agora também vamos contar com a reforma do nosso hospital, com investimento de mais de 4 milhões de reais.

Na educação, estamos investindo em nossos mestres, vamos colocar todos os professores com tablets, qualificação na área de empreendedorismo para poder ensinar o tema para os alunos e capacitar cada vez mais os profissionais. Aos alunos da rede pública municipal, uniformes escolares serão cedidos de forma gratuita, porque nós sabemos que as grandes mudanças do mundo vão acontecer através da educação. Todas as nossas escolas passaram por reformas, adaptações e regulamentações. Outra grande evolução foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que aumentou consideravelmente.

O que já foi feito de investimentos no último ano e o que está planejado para os próximos anos de sua gestão? Como está o orçamento para colocar em prática os principais projetos?

Com relação ao orçamento, nós não temos nenhuma dificuldade, nossa equipe técnica elaborou um orçamento enxuto e de acordo com a nossa realidade. Os investimentos de 2021 foram de aproximadamente 21 milhões de reais, porém, sabemos que em 2022 teremos a reformulação e os investimentos dentro do quadro municipal, com investimentos como o asfalto que liga o município até a BR-277, a pavimentação poliédrica da estrada que liga o Virá Charme Resort, a pavimentação de pedras poliédricas que liga o Ribeirão ao Guabiroba, reforma de hospital. Totaliza mais 20 milhões novamente, e com certeza sem problema com orçamento, que mesmo sendo enxuto foi pensado de uma forma organizada e, acima de tudo, trabalhado.

Qual a avaliação que faz da atual gestão do Governo do Estado?

Falar do Governador Ratinho é muito fácil, porque é um governador parceiro, é um governador municipalista, que pensa tanto no município grande como no pequeno. Eu posso avaliar como sendo um governo ótimo porque Teixeira Soares recebeu e receberá muitos investimentos. É um governador visionário, que pensa em obras estruturantes. Durante muito tempo o Paraná foi esquecido, era lembrado por governadores que pensavam na parte política e esqueciam da parte administrativa. O Governador Ratinho resgatou a esperança do povo paranaense e, para mim, é o melhor governador que passou pelo Estado do Paraná.

Especial para o Blog do Doc.com