Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Cidades 12/01/2022

Campos Gerais revisa participação de municípios no turismo

Prefeituras podem formalizar interesse em fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro até 10 de fevereiro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Campos Gerais revisa participação de municípios no turismo

Os municípios dos Campos Gerais poderão pleitear sua permanência ou inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, principal instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo e do Governo do Estado no desenvolvimento das políticas públicas do setor.  

Para fazer parte são exigidos critérios, como possuir órgão e conselho municipal de turismo atuante e ser integrante de uma região turística. O prazo para envio da documentação comprobatória à instância de governança regional de turismo é de 14 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022.

Além dos critérios estipulados pela Portaria Federal, a Paraná Turismo, estabeleceu como exigência complementar, a necessidade de vinculação formal às organizações credenciadas como Instâncias de Governanças Regionais - IGRs, sendo a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais a IGR da região.

Wagnilda Minasi, presidente da Adetur Campos Gerais entende que cada município tem suas prioridades e seu momento.

“É importante que os gestores municipais que acreditam e que querem investir no desenvolvimento do turismo incluam suas cidades no Mapa do Turismo Brasileiro para que estas possam ser contempladas por políticas públicas e programas federais e estaduais além de poderem participar de ações regionais de fomento a atividade”, afirma.

Segundo Minasi, a Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras da região no processo de inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 42 99103-1399 ou pelo e-mail [email protected].

O novo Mapa será divulgado em 16 de março. Após essa data, a inclusão dos municípios seguirá outro cronograma.

Sobre a Adetur

A ADETUR é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão gerir e apoiar as atividades turísticas da região dos Campos Gerais, além de promover atividade turística, captação de novos investimentos, desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura local, sendo reconhecida como a instância de governança regional pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado do Paraná. (Com assessoria)