A Sanepar bateu recorde de distribuição de água no Litoral no primeiro dia do ano de 2022, quando atingiu o pico de 1.347 litros por segundo. Esse volume abasteceu mais de 2 milhões de pessoas que estiveram nas praias para a entrada do Ano Novo.
Neste início de temporada de verão, de 23 de dezembro a 2 de janeiro, a Companhia produziu 842,5 milhões de litros de água, 13% a mais em relação a esses mesmos dias de 2020/2021.
A infraestrutura montada pela Sanepar, com reforço na distribuição de água nos pontos mais distantes, foi fundamental para garantir abastecimento para moradores e veranistas. Houve apenas registros pontuais de falta de água ou de baixa pressão na rede, devido ao grande consumo – 82,7% a menos do que 2019/2020, antes da pandemia.
A Companhia injetou 3,3 milhões de litros de água para melhorar a pressão nos pontos mais críticos da rede. Este trabalho foi feito por meio de caminhões-pipa e com ajuda dos reservatórios-contêineres instalados para esta temporada.
Estão à disposição 17 caminhões-pipa e cinco reservatórios modulares com capacidade de 70 mil litros de água cada, localizados na praia das Monções, em Matinhos; nas praias de Canoas, Shangrilá e Pontal do Sul, em Pontal do Paraná; e no bairro Mirim, em Guaratuba.
Nesta temporada, a Sanepar também implantou 29 geradores de energia elétrica em pontos estratégicos do Litoral. Alguns precisaram ser acionados para compensar picos de queda de energia que interromperiam o funcionamento das unidades. Com isso, a Companhia conseguiu assegurar a recuperação dos níveis dos reservatórios para que todas as manhãs o sistema fosse suficiente para atender a demanda diária.
“Podemos comemorar que tivemos uma ótima passagem de ano no abastecimento de água no Litoral. Isso deve-se ao esforço da Companhia, que nos últimos dois anos melhorou a infraestrutura na região, e da equipe, que está a postos 24 horas por dia a fim de proporcionar o melhor serviço possível. Também agradecemos a população que tem colaborado com o uso racional da água. Este hábito deve ser incorporado o ano todo”, afirma o diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel. (Com assessoria)