Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 16/11/2021

UEPG encerra 49º Fenata com premiação e valorização do teatro regional

O Festival aconteceu de maneira híbrida, com apresentações presenciais, com limite de público, e transmissão on-line

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG encerra 49º Fenata com premiação e valorização do teatro regional

Ponta Grossa respira arte e cultura. No último sábado (13), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encerrou o 49º Fenata e premiou os vencedores da edição. O Festival aconteceu de 08 a 12 de novembro de maneira híbrida, com apresentações presenciais, com limite de público, e transmissão on-line.

A edição marca a valorização do teatro regional – das oito peças apresentadas, seis eram de grupos teatrais da região. A transmissão do resultado, bem como as apresentações presenciais, aconteceram no palco do Cine-Teatro Ópera e estão disponíveis no canal da UEPG no YouTube.

Fazer um balanço do Fenata sempre é muito difícil, mas também muito gratificante para Sandra Borsoi, diretora de assuntos culturais e organizadora do Festival. “Conseguimos ter a noção do todo, a emoção das pessoas, do público assistindo às peças e também emoção dos artistas aqui no palco”.

Os grupos de teatro de Ponta Grossa se sentiram representados na edição. A Mostra Principal teve quatro espetáculos, sendo dois da categoria nacional e dois da categoria regional, enquanto a Mostra Paralela apresentou todos os quatro espetáculos de categoria regional.

“Isso nos alegra muito e fortalece o 49º Fenata. Nosso muito obrigada a você que participou e acreditou que estar aqui é um momento de fruição da cultura de Ponta Grossa”.

O 49º Fenata totalizou 573 horas de teatro, sendo, sendo 203 de peças presenciais e 370 minutos de transmissão on-line, contando com a Mostra Principal e Paralela. Em discurso, o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, destaca que este foi o Fenata do reencontro. “Do artista com a arte e com o público, o que valorizou as peças de teatro da nossa região”.

Fazer um Fenata híbrido, segundo ele, é duplamente difícil. “Porque temos que pensar nas pessoas que estão aqui de forma presencial e na segurança delas, temos que pensar também naqueles que irão assistir às peças on-line. E tudo saiu perfeito”, comemora. O reitor parabenizou todas as equipes envolvidas para a realização do Festival. “Parabéns ao público que vibrou neste Fenata do reencontro, da superação do momento mais grave da pandemia”.

O fim de uma edição também marca o começo de outra. Em 2022, acontece do Fenata dos 50 anos. “Esta gestão teve a oportunidade de comemorar três datas muito importantes: os 50 anos da UEPG em 2019, os 50 anos da extensão neste ano e os 50 anos do Fenata no ano que vem”.

Miguel finaliza destacando o papel da Universidade Pública em manter viva a cultura da região. “É este o papel da Universidade Pública brasileira, em especial da Universidade Pública paranaense. Parabéns a todos os artistas que participaram do evento”.

“Realizar o Fenata é um desafio, devido à grandiosidade do evento”, ressalta a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Edina Schimanski. “Nós concluímos essa semana com muito trabalho e muito sucesso. Parabéns a todos e todas que estiveram presentes conosco, a todos que participaram, contribuíram e votaram. Parabéns aos vencedores”, cumprimentou.

Vencedores

O Festival concedeu um troféu para a peça vencedora da Mostra Principal e um para a Mostra Paralela. O público foi o responsável por escolher os vencedores. Durante a semana, um formulário ficou disponível nas redes sociais da UEPG, ao final das peças, aberto para respostas das 21h às 22h30. O resultado de cada prêmio foi obtido a partir da média aritmética das notas de cada espetáculo.

Foram 1277 votos que escolheram os vencedores das duas mostras. A peça ‘Lune’, do coletivo ponta-grossense Cacareco venceu a Mostra Paralela. A vencedora da Mostra Principal foi também de Ponta Grossa, com o espetáculo ‘A Borboleta da Colina’, do Grupo Diphuso. Todos os espetáculos apresentados estão disponíveis até este domingo (14), no canal oficial do youtube da UEPG.

Segurança

Um rígido protocolo de biossegurança conduziu toda a semana de Fenata. As mostras principais não tiveram teatro lotado. O público ocupou o máximo de 50% do espaço. Os lugares foram demarcados e a cada desmontagem o palco foi desinfetado. Tanto a organização, quando equipe técnica e integrantes dos grupos foram testados antes da apresentação, com testes RT-PCR.

O Plano de Biossegurança,  apresentado junto à Prefeitura de Ponta Grossa, seguiu medidas de prevenção, como uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência no teatro; disponibilização de álcool em gel em locais estratégicos; poltronas intercaladas para que haja distanciamento; e livreto e votação disponíveis somente on-line. O público que assistiu  às apresentações presencialmente apresentou o comprovante de vacinação completa (2 doses ou dose única) ou primeira dose mais teste de Covid, realizado com no máximo 48 horas de antecedência.

Programação completa da semana

08/11 (segunda-feira)
20h – Presencial: Porco Cane: uma visita! (Mostra Principal – 48 min)

09/11 (terça-feira)
19h30 – Online Youtube: Entre o Sol e a Lua (Mostra Paralela – 43 min)
20h – Presencial: A Borboleta da Colina (Mostra Principal – 45 min)
20h30 – Online Youtube: Porco Cane: uma visita! (Mostra Principal – 48 min)

10/11 (quarta-feira)
19h30 – Online Youtube: O Compositor (Mostra Paralela – 50 min)
20h – Presencial: Fada Maria (Mostra Principal – 45 min)
20h30 – Online Youtube: A Borboleta da Colina (Mostra Principal – 45 min)

11/11 (quinta-feira)
19h30 – Online Youtube: Arara, Gralha e Pinhão (Mostra Paralela – 34 min)
20h – Presencial: O Beijo no Asfalto (Mostra Principal – 65 min)
20h30 – Online Youtube: Fada Maria (Mostra Principal – 45 min)

12/11 (sexta-feira)
19h30 – Online Youtube: Lune (Mostra Paralela – 40min)
20h30 – Online Youtube: O Beijo no Asfalto (Mostra Principal – 65 min)

13/11 (sábado) 
19h30 – Online pelo Facebook da UEPG: Encerramento e Divulgação do Prêmio Júri Popular

Realização e Apoio

O Festival é realizado pela UEPG, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG); Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex); Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead). Gmad – Grupo Madcompen; Tratornew e Lojas MM, com incentivo da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; Ponta Grossa Turística 2026; Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa patrocinam o evento. As transmissões, gravações, cobertura, divulgação e realização do júri popular on-line são de responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação (CCOM). (Com assessoria)