Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Cidades 16/11/2021

Comitê Territorial Vale do Tibagi será institucionalizado

O Comitê Territorial Vale do Tibagi representa os municípios de Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Comitê Territorial Vale do Tibagi será institucionalizado

A região da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) formaliza o funcionamento do seu segundo Comitê Territorial nesta quarta-feira. Após institucionalizar o “Avança Campos Gerais”, que conta com dez municípios da Associação, o “Vale do Tibagi” terá evento de lançamento em Imbaú. O Comitê Territorial Vale do Tibagi representa os municípios de Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Os Comitês Territoriais funcionam em todo o Estado do Paraná e contam com representatividade de todos os setores, público, privado, academia e terceiro setor. “O Comitê, uma governança de caráter suprapartidário e atuação autônoma, oferece um espaço importante para integração dos atores a nível regional, na articulação, formatação e implementação de estratégias territoriais e ações temáticas que contribuam para a melhoria do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas do Território Vale do Tibagi”, esclarece a presidente Ericleia da Silva.

Para o presidente da AMCG, prefeito de Castro Moacyr Fadel, a região que compõe a Associação sempre contou com papel importantíssimo para o Estado, seja no agronegócio, indústrias, na geração de emprego e no turismo.

“Tornar esse ambiente ainda mais propício para investimentos, visando a qualidade de vida de nossa população sempre esteve no foco da AMCG”, destaca, completando que o apoio dos Comitês Territoriais vai facilitar e otimizar ainda mais a estratégia da entidade. “Sabemos do papel importantíssimo do poder público para isso. Mas a sociedade organizada contando com parcerias da academia e organizações fará toda a diferença”, avalia.

Para o evento desta quarta-feira, foram convidados representantes do poder público, iniciativa privada, universidades e do terceiro setor dos nove municípios da região. “Nossa expectativa é que trabalhando de forma integrada com os olhos voltados ao planejamento e soluções conjuntas, os municípios do território possam avançar mais rapidamente na melhoria de todo o ambiente de negócios na região”, antecipa Ericleia.

Apesar da institucionalização ainda não ter ocorrido, o Comitê Territorial Vale do Tibagi já vem atuando pelo desenvolvimento territorial. Seus integrantes vem realizando visitas nas Prefeituras Municipais esclarecendo os papéis e a importância de contar com representatividade. Os integrantes do novo Comitê devem trabalhar inicialmente visando três eixos: Educação Empreendedora, Agricultura Familiar e Turismo. (Com assessoria)

 

Foto: Arquivo