Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Últimas Notícias 04/11/2021

Com novo sistema, geração distribuída ganha maior agilidade de conexão no Paraná

Clientes que querem instalar uma unidade de microgeração na área de concessão da Copel agora terão uma redução de 15 dias no prazo para realização da conexão

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Com novo sistema, geração distribuída ganha maior agilidade de conexão no Paraná

Clientes que querem instalar uma unidade de microgeração na área de concessão da Copel agora terão uma redução de 15 dias no prazo para realização da conexão do seu sistema com a rede da distribuidora. Isto graças à implantação de uma automação na análise dos projetos, que é a primeira etapa necessária para colocar uma geração própria em funcionamento integrado ao sistema da companhia. 

Com a implantação do sistema, o responsável técnico obtém o resultado da análise imediatamente após o preenchimento dos dados, na plataforma própria para estes profissionais – o Projeto Elétrico Web (PEW).

“Ao fornecer corretamente as informações solicitadas, o projetista já sairá com o parecer de acesso, relacionamento operacional e o formulário de solicitação de acesso ao sistema da Copel”, explica o supervisor de análise de projetos da empresa, Antônio Valter de Andrade. “Com isso, um processo que levava cerca de duas semanas passa a ser concluído em questão de minutos”.

Após a aprovação do processo, basta que o próprio cliente – ou um terceiro, por procuração – faça a solicitação da vistoria para ligação, no site da companhia. Na solicitação, é importante anexar o formulário assinado, juntamente com os demais documentos pedidos, conforme o tipo de instalação.

O diretor de Distribuição da Copel, Maximiliano Andres Orfali, destaca que a iniciativa faz parte do compromisso da empresa em inovar para cada vez mais facilitar a vida do cliente. “Estamos sempre de olho nas oportunidades de melhoria para agilizar nossos processos e tornar o suporte à jornada do cliente o mais eficiente possível”, comentou.

A Copel tem conectado, em média, 2,6 mil instalações de microgeração ao mês, no Paraná. A empresa tem investido em pesquisas e novas tecnologias para promover inovações que possam incentivar e compartilhar os benefícios da geração distribuída entre todos os consumidores.

Os investimentos da companhia em gerações solar e a biogás e a iniciativa pioneira de implantação, em parceria com a usina de Itaipu, de uma microrrede que permite o ilhamento de quatro propriedades rurais no Oeste paranaense são exemplos disso. Em eventuais interrupções no fornecimento do sistema, o pequeno gerador abastece sua unidade e as vizinhas, de maneira automatizada.

Outro desafio na área de geração distribuída que conta com o apoio da Copel no desenvolvimento de pesquisas e soluções é o armazenamento de energia, que tem quatro projetos financiados pela Copel através de chamada pública estratégica da Aneel. (Com assessoria)