Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Ponta Grossa 16/09/2021

Troca de recicláveis por botijão de gás tem início em Ponta Grossa

Iniciativa trocará 30 quilos de material reciclável por um botijão de 13 quilos de gás de cozinha

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Troca de recicláveis por botijão de gás tem início em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), deu iniciou nesta quinta-feira (16) às trocas de materiais recicláveis por recargas de gás de cozinha (GLP), pelo Programa Feira Verde.

O Vale-Gás tem como objetivo atender mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo a segurança alimentar destas pessoas. A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) visitou pontos de troca e entregou o primeiro Vale-Gás.

Elizabeth relata que a entrega do primeiro Cartão Gás de Cozinha é um sonho realizado. Segundo ela, muito foi trabalhado para se concretizar este momento e que o resultado será de famílias em situação de vulnerabilidade social se alimentando de maneira adequada.

“Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Agricultura e da Fundação de Assistência Social por todo o empenho em tornar este anseio em realidade. Agradeço também aos vereadores pela sensibilidade de reconhecer a importância da iniciativa para aqueles que mais precisam, aprovando o Vale-Gás”, disse a prefeita.

A Ana Maria da Luz, moradora da Palmeirinha, foi a primeira munícipe a ser beneficiada pelo Vale-Gás e recebeu o Cartão Gás de Cozinha diretamente das mãos da prefeita Elizabeth. Ana Maria, que é pensionista, levou 42 kg de recicláveis e além do Vale-Gás, levou mais 3 kg de hortifrutigranjeiros. “Eu junto, meus filhos juntam e trazem para mim. A gente não joga nada fora”, disse.

Daiana Luiz Alves, moradora do Residencial América, conta que estava ansiosa para o início do Vale-Gás, porque sua carga do botijão já está no fim. Em sua comunidade, ela foi a primeira a efetuar a troca, levando uma geladeira estragada que pesou 45 kg. “Não vi a hora de iniciar a troca, meu gás está acabando, mas agora posso ficar tranquila”, comemora a moradora.

De acordo com o secretário de Agricultura, Bruno Costa, desde o início da semana a Prefeitura divulga um passo a passo dos procedimentos necessários para a obtenção do benefício e realizar a troca dos 30 kg pela recarga do gás de cozinha.

“Aos moldes do Feira Verde, são aceitos materiais recicláveis como metal, plástico, vidro, papel e o mesmo material trocado pelo Vale-Gás não poderá ser trocado por alimento. A diferença é que enquanto são necessários 4 kg de recicláveis para a troca por alimentos, para o Cartão Gás de Cozinha, são necessários 30 kg”, salienta secretário. 

A prefeita informou que abrirá novamente o cadastro on-line para mais mil vagas, considerando os cadastros que não foram aprovados por não cumprirem os requisitos exigidos no Decreto. Desta forma, o munícipe interessado em realizar as trocas de recicláveis pela recarga de gás de cozinha, pode acessar o site da Prefeitura.

“Para aqueles que têm dificuldades de manuseio de ferramentas digitais para realizarem o cadastro pela internet, podem se dirigir para qualquer unidade do Mercado da Família ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  que contarão com o apoio necessário para efetuar o cadastro”, finaliza Elizabeth.

O Programa Feira Verde arrecada diariamente cerca de 15 mil quilos de recicláveis, por mês de execução, chega a coletar 300 mil quilos, que são retirados das comunidades e encaminhados para as associações de reciclagem da cidade. (Com assessoria)