Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 13/09/2021

Leandro Dias é reeleito presidente estadual do PSOL

A ala mais à esquerda do Partido Socialismo e Liberdade venceu a etapa estadual do 7º Congresso do partido. Grupo vencedor defende candidaturas próprias ao governo do Estado e à Presidência

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Leandro Dias é reeleito presidente estadual do PSOL

A ala mais à esquerda do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) venceu a etapa estadual no Paraná do 7º Congresso do PSOL, realizada online no domingo dia 12 de setembro. O grupo formado pelas tendências Movimento Esquerda Socialista (MES), Liberdade e Revolução Popular (LPR), Comuna, Alicerce e independentes conquistou mais de dois terços do partido no Estado.

Com 65 votos, contra 28 votos na segunda chapa e 4 votos na terceira, o grupo destaca seu crescimento em todas as regiões do Paraná. Para o reeleito presidente estadual do PSOL/PR, Leandro Dias, é motivo de orgulho a mobilização feita nos últimos anos.

“Temos orgulho imenso de ver o fortalecimento do partido, com dezenas de indígenas Guaranis na região Oeste do Paraná, no nosso núcleo indígena em Terra Roxa. Também estamos com centenas de sem-terras espalhados pelos quatro cantos do Paraná, lutando pela reforma agrária e construindo o PSOL no nosso Estado, ao lado de jovens, mulheres, público LGBTQIA+, evangélicos, sem religião, negras e negros e ambientalistas”, afirma Dias.

As correntes vencedoras defendem um partido independente, com candidaturas próprias para presidência e também para o Governo do Paraná. “A divisão política do nosso partido entre os que defendem o apoio do PSOL à candidatura do Lula já no primeiro turno ficou com 28 votos - formada pelas correntes Primavera, Revolução Solidária, Resistência, Insurgência e Subverta -; já nosso campo político, que defende candidatura própria do PSOL a presidente e governadora, obteve 65 votos. Venceu a opção por um PSOL independente e anticapitalista”, afirma Dias.

Independente

Com a vitória, a ala vencedora coloca à frente do debate político no Paraná a necessidade de se afirmar como um PSOL PR independente e anticapitalista, com um programa construído juntamente com partidos de esquerda, intelectuais, ambientalistas, feministas, juventude, sem-tetos, sem-terras, e todos os setores que enfrentem as velhas oligarquias do Estado.

“Nosso desafio agora é seguir enraizando o PSOL junto ao povo que luta no Paraná, inclusive com chapa completa composta por deputada estadual e federal, priorizando a chapa estadual, em que jogaremos tudo para eleger uma deputada estadual”, detalha Dias.

Para o novo diretório estadual, a participação da militância foi fundamental na votação deste domingo. “Agradecemos muito a toda a nossa militância, nossas aliadas e aliados, que fizeram mais de 600 votos na chapa PSOL Paraná em Movimento, e agora seguem com a gente defendendo o impeachment de Bolsonaro e fazendo oposição ferrenha nas ruas e nas lutas ao governo Ratinho Jr.”, destaca Dias. (Com assessoria)