Fechar
Terça, 30 de abril de 2024
Terça, 30 de abril de 2024
Cidades 16/08/2021

Propostas de empresas para executar obras de revitalização do Litoral serão abertas nesta terça (17)

Ao todo, 62 empresas manifestaram interesse no processo de licitação. Abertura será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest)

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Propostas de empresas para executar obras de revitalização do Litoral serão abertas nesta terça (17)

O Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), abre nesta terça-feira (17), às 9h30, os envelopes das empresas interessadas em participar da Concorrência Pública nº 02/2021, para a execução das obras de Recuperação da Orla de Matinhos, no Litoral. Ao todo, 62 empresas manifestaram interesse formalmente no edital de licitação aberto pelo órgão ambiental estadual.

A abertura dos envelopes será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). De acordo com o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, o processo transmitido ao vivo integra o princípio da transparência.

“Também foi ofertado um prazo maior para a manifestação de interesse das empresas, devido à alta procura de empreendimentos nacionais e internacionais para realizar as obras”, disse.

No mês passado, foi publicado pelo IAT um edital mais detalhado (processo 49/2021), com prazo mais amplo para apresentação de propostas e adequação às etapas burocráticas. O novo documento tem embasamento reforçado para que as propostas tenham boa procedência, atendendo às quatro principais linhas das obras.

Obras

O objetivo da intervenção, com orçamento estimado de R$ 381 milhões, é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Esses fatores vêm destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer de Matinhos.

A empresa vencedora deverá executar os serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem; e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas. Também estão incluídas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

As obras de recuperação da orla de Matinhos preveem a revitalização de 6,3 quilômetros entre a Avenida Paraná e o Balneário Flórida. Em uma segunda etapa, será recuperado trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. O valor total estimado é de mais de R$ 500 milhões.

O prazo de conclusão das melhorias no Litoral, por parte da empresa vencedora da licitação, é de 32 meses a partir assinatura da ordem de serviço. 

Nos primeiros 6,3 quilômetros da Avenida Paraná até o Balneário Flórida, serão instalados também dois guias correntes, dois headlands e um espigão. Haverá, ainda, novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.

A parte que será licitada também já conta com todos os licenciamentos – Licenciamento Prévio (LP) para as obras de micro e macrodrenagem e o Licenciamento de Instalação (LI) para o engordamento da faixa de areia, a revitalização paisagística e as infraestruturas existentes no projeto. (Com assessoria)