A partir das 8 horas deste domingo (9), iniciará o agendamento, através do site da Prefeitura de Ponta Grossa, para a aplicação das doses de vacina contra a covid-19 para o novo grupo, que tem como público-alvo as pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. A vacinação acontecerá durante a próxima semana, iniciando na segunda-feira (10) e seguindo até a sexta-feira (14). Os horários e locais dos agendamentos ainda estão sendo definidos.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), seguindo orientação do Ministério da Saúde, estabeleceu em estratégia referente a operacionalização da vacinação, o grupo das pessoas com comorbidades, que será vacinado por idade, ou seja, do mais velho para o mais novo, em blocos de idades.
O escalonamento por blocos de idades iniciará de 55 a 59 anos, seguindo de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.
A enfermeira da Atenção Primária, Daniele Fabian explica que pacientes com comorbidades, que fazem parte do grupo prioritário e são acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), podem se dirigir até a Unidade onde são acompanhados e retirar a declaração com a equipe.
“Exceto pacientes com diabetes da rede pública que podem levar uma cópia da última receita (data de até 6 meses) para ficar retida que servirá para comprovação", explica.
Daniele salienta que os pacientes acompanhados pela rede privada também precisarão apresentar uma declaração do médico que o acompanha, esse modelo da declaração está disponível no Portal do CRM-PR para os médicos inscritos (https://servicos.crmpr.org.br/portal/).
"Essas declarações devem indicar uma das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a covid, que constam no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid", comenta a enfermeira.
A FMS ressalta que as vacinas serão aplicadas após o agendamento no site da Prefeitura. Porém, o agendamento não garante a aplicação da vacina, pois depende da validação da declaração que o usuário apresentará para a equipe.
Comorbidades prioritárias:
- Diabetes Melitus (qualquer indivíduo com diabetes)
- Pneumopatia crônica grave (DPOC, Fibrose cística, Fibroses pulmonares, Pneumoconioses, Displasia broncopulmonar, Asma Grave – Em uso de corticóides sistêmicos)
- Hipertensão Arterial Resistente (Em uso de mais de 3 ou mais Anti-hipertensivos,H.A. estágio 3, independente de Lesão em órgão alvo ou comorbidade, H.A. est 1 ou 2 na presença de Lesão em órgão alvo e/ou comorbidade)
- Doenças cardiovasculares (Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, Doença da aorta, Dos grandes vasos, Arritmias cardíacas, Cardiopatiascongênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos Valvares implantados)
- Doença cerebrovascular (AVE isquêmico ou hemorrágico, acidente isquêmico transitório, Demência vascular)
- Doença renal crônica (DRC estágio 3 ou mais, Síndrome nefrótica)
- Obesidade mórbida (IMC >40)
- Cirrose hepática (Cirrose hepática Child -Pugh A, B ou C)
- Imunossuprimidos (Indivíduos transplantados De órgão sólido, Indivíduos transplantados De medula óssea, Indivíduos em uso de Imunossupressores, Imunodeficiência primárias, Pacientes oncológicos que realizam quimio ou radio Nos últimos 6 meses, Neoplasias hematológicas, Pessoas vivendo com HIV e/ou Pulsoterapia e/ou ciclofosfamida)
- Anemia falciforme (Anemia falciforme),Talassemia
- Síndrome de Down
- Gestante e puérpera com comorbidades
- Doença renal crônica em diálise – serão vacinados no próprio serviço de saúde.
- Deficiência permanente
Além destas indicações clínicas descritas acima, as pessoas entre 18 e 59 anos, serão vacinadas se portarem:
- Síndrome de Down – mediante declaração.
- Gestante e puérpera com comorbidades – mediante declaração.
- Doença renal crônica em diálise – serão vacinados no próprio serviço de saúde.
Também por bloco de idade serão incluídas as pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesta fase, a idade deve ser entre 55 e 59 anos e mediante cadastro na Fundação Municipal de Assistência Social ou Secretaria Municipal Políticas Públicas Sociais (SMPPS) do município por deficiência permanente.
A conferência será feita em listagem já fornecida pela SMPPS e FASPG no dia da vacinação. O agendamento também será pelo site da Prefeitura. (Com assessoria)