Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 12/04/2021

Milla diz que irá acionar Josi do Coletivo na Corregedoria

Vereador solicitou transcrição do discurso da vereadora no pequeno expediente da sessão desta segunda (12). Alegação é de que ela o teria chamado de machista. Josi nega e afirma que "denúncia do machismo institucionalizado" é genérica

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Milla diz que irá acionar Josi do Coletivo na Corregedoria

Mais um caso de desentendimento entre vereadores deve ir parar na Corregedoria da Câmara. Nesta segunda-feira (12), o presidente da Casa, vereador Daniel Milla (PSD), informou que irá ingressar com representação na Corregedoria contra a vereadora Josi do Coletivo (Psol).

A alegação é de que a parlamentar, líder da Oposição, o chamou de machista em discurso no pequeno expediente ao final da sessão. Milla pediu a transcrição de todo o discurso e disse que levará ao Departamento Jurídico antes de acionar a Corregedoria, órgão responsável por analisar a conduta dos parlamentares.

O episódio diz respeito ainda a um discurso da vereadora Joce Canto (PSC), na sessão de segunda-feira (5) passada, quando tratou na tribuna da Câmara, em um tom de voz mais enérgico, de assunto envolvendo o valor a ser pago do vale-mercado em Ponta Grossa. Ao utilizar o mesmo espaço logo após, Milla disse que a vereadora estava descontrolada em seu discurso, e que deveria usar um tom mais ameno em suas falas.

O fato gerou reclamação na sessão de quarta-feira (7) por parte de Joce Canto, ao fazer uma fala pré-escrita em que afirmou ter sido criticada por ser mulher. Ausente das duas sessões da semana passada por estar com suspeita de Covid-19, Josi disse que acompanhou as sessões e tratou do assunto na sessão desta segunda.

Segundo ela, as mulheres têm direito de falar de forma mais enérgica quando acharem necessário e que os vereadores precisam adotar ações contra o que chamou de "machismo institucionalizado", em uma sociedade que valoriza o homem em detrimento da mulher.

Josi afirma que não se referiu especificamente a Milla em sua fala, mas de forma generalizada. "Fomos intimidados, porque denunciamos o  machismo institucional\estrutural, de forma generalizada, quando nós mulheres, de forma geral, somos interrompidas por falas aleatórias, somos julgadas de descontroladas ou que necessitamos de medicamentos controlados, quando temos falas mais enérgicas. E a carapuça serviu a quem coube", disse Josi.

Milla rechaçou ser machista e falou que é preciso tomar providências para que novos episódios similares não voltem a acontecer. Ele lembrou que tem em sua equipe de trabalho mulheres em várias funções de chefia na Câmara e que não vai tolerar ser taxado de machista.

"Vamos analisar todo o discurso da vereadora e levar a situação para análise da Corregedoria", disse o presidente da Câmara ao final da sessão desta segunda.

O corregedor-geral da Câmara é o vereador Paulo Balansin (PSD), que já está analisando outro caso levado ao órgão, envolvendo conduta do vereador Felipe Passos (PSDB) em acusações de ex-assessores por assédio sexual e devolução de salários, as chamadas 'rachadinhas'.

 

Fotos: Luiz Lacerda\Câmara