Fechar
Quarta, 01 de maio de 2024
Quarta, 01 de maio de 2024
Política 29/03/2021

Câmara retira Moção de Apelo para que Prefeitura pague salários dos empregados da VCG

Moção de Apelo assinada por 17 parlamentares estava na ordem do dia da sessão desta segunda-feira (29), mas foi retirada pelo vereador Julio Kuller para ajustes na redação

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara retira Moção de Apelo para que Prefeitura pague salários dos empregados da VCG

A Moção de Apelo assinada por 17 vereadores que pedia à prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) o pagamento dos salários dos empregados da concessionária do transporte coletivo, Viação Campos Gerias (VCG), foi retirada da ordem do dia da sessão desta segunda-feira (29) da Câmara.

O pedido para a retirada partiu do vereador Julio Kuller (MDB), co-autor da iniciativa. Ele alegou a necessidade de ajustes no texto da Moção de Apelo antes de ser aprovada. Assim, é provável que o apelo retorne com um texto modificado.

A repercussão negativa nas redes sociais com manifestações contrárias à iniciativa pode ter influenciado na retirada da moção com o texto original.

Confira o texto da Moção de Apelo que acabou sendo retirada da pauta nesta segunda-feira:

Nº 87/2021 dos Vereadores DIVO, DR. ERICK, DR. ZECA, EDE PIMENTEL, FELIPE PASSOS, FILIPE CHOCIAI, GERALDO STOCCO, IZAIAS SALUSTIANO, JAIRTON DA FARMACIA, JOCE CANTO, JOSI DO COLETIVO, JULIO KULLER, LEANDRO BIANCO, LÉO FARMACÊUTICO, MISSIONÁRIA ADRIANA, PASTOR EZEQUIEL  BUENO e PAULO BALANSIN, MOÇÃO DE APELO

Dirigida à Excelentíssima Senhora Prefeita de Ponta Grossa, Sra. Elizabeth Silveira Schmidt, para que Sua Excelência determine aos departamentos competentes da municipalidade, estudos de viabilidade para determinar, ainda que judicialmente, o pagamento dos colaboradores da Viação Campos Gerais pela respectiva Concessionária ou, ainda, que a Paço Municipal efetue o pagamento de forma a contornar os impactos econômicos causados pelo lockdown na vida dos labutadores.

Sem previsão

A concessionária não informou quanto é o montante devido aos funcionários, mas afirmou que não tem recursos e que não há previsão de quitação, nem para os atrasados e nem para os vencimentos futuros.

O entendimento do Governo Municipal, emitido em nota na semana passada, é de que a obrigação do pagamento dos salários dos funcionários é exclusivamente da empresa, e que um subsídio neste momento está descartado, diante de um cenário em que os recursos municipais estão sendo direcionados prioritariamente no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

O transporte coletivo em Ponta Grossa está suspenso até o próximo domingo (4), por determinação do decreto com restrições à circulação de pessoas para conter o avanço da pandemia na cidade.

Leia também:

Transporte coletivo vive impasse em meio ao novo decreto em PG

Sem salário, funcionários da VCG devem entrar em greve a partir de segunda (29)

Vereadores voltam a criticar VCG por ameaça de não pagar funcionários

Posição da VCG de não pagar funcionários é contestada na Câmara

VCG pede aumento na tarifa do transporte coletivo em PG