Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Ponta Grossa 26/03/2021

Feirão da Qualificação, Emprego e Renda tem participação do vice-governador

Evento on-line e gratuito registrou participação recorde com mais de 10 mil participantes e mais de 500 interações durante todo o dia

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Feirão da Qualificação, Emprego e Renda tem participação do vice-governador

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), realizou na última quinta-feira (25), a 4ª edição do Feirão da Qualificação, Emprego e Renda, que aconteceu de forma remota pelo Facebook.

Com uma adesão recorde, cerca de 10 mil participantes tiveram durante todo o dia informações sobre vagas de empregos, palestras sobre diversos temas atuais de mercado e empregabilidade. Além da presença virtual da prefeita Elizabeth Schmidt, o vice-governador Darci Piana também prestigiou o evento de maneira remota.

A prefeita Elizabeth Schmidt comentou que o Feirão serve para demonstrar o potencial da cidade em relação a emprego e renda mesmo em um contexto de pandemia. Ela explica que nos três primeiros meses deste ano 1.844 vagas de emprego foram oferecidas e destas 836 foram inseridas no mercado de trabalho.

“Percebemos que sobrou vaga pela falta de qualificação, pois este fator é muito importante. Mesmo assim, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) tivemos um saldo positivo de 742 pessoas admitidas. Isso não quer dizer que não houve demissões, mas houve muito mais oferta e empregabilidade do que desligamentos”, evidencia.

A 4ª edição do Feirão da Qualificação, Emprego e Renda contou com a presença virtual surpresa do vice-governador, Darci Piana. Segundo ele, as empresas necessitam de pessoas qualificadas e eventos como este são oportunidades de através do conhecimento melhorar a participação do trabalhador na empresa, mas também, para aqueles que ainda não tem emprego, terem a chance de se recolocar no mercado, por ter uma boa qualificação.

“Quero parabenizar a iniciativa da Prefeitura e desejar sucesso para Ponta Grossa, considerando que a cidade tem um crescimento extraordinário no âmbito industrial e comercial”, falou o vice-governador.

Durante o evento foram oferecidas mais de 250 vagas de emprego e cerca de 50 estágios remunerados, como também, que mais de 40 cursos gratuitos on-line e com certificação foram disponibilizados para os participantes.

“Cerca de 40% das vagas que não são preenchidas, tem como motivação a falta de qualificação e é por isso que entendemos que o mercado fica com quem se qualifica. Em virtude disso, a Agência do Trabalhador e o Departamento de Qualificação Profissional estão atuantes não apenas no relacionamento com as empresas para a abertura de vagas, mas na oferta de capacitação ao cidadão”, explica o secretário da Pasta, José Carlos Loureiro Neto.

Já o coordenador de Administração da SMICQP, professor Goiaba, atesta o sucesso do evento que contou com mais de 10 mil participantes, mais de 500 interações pelo Facebook e cerca de 1.000 e-mails recebidos pela Agência do Trabalhador e pelo Departamento de Qualificação.

“Acreditamos que esta participação recorde se deu pelo fato de mais pessoas estarem em casa e desta forma, aproveitaram a oportunidade para se qualificar”, finaliza Goiaba.

Participam do evento a Agência do Trabalhador, o Departamento de Qualificação Profissional, Sindilojas, SENAC, SESC, SENAI, SEBRAE, Faculdade Sant'Ana e outras agências de emprego de Ponta Grossa. (Com assessoria)