Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa 09/02/2021

Primeira reunião do GGIM discute Muralha Digital e uso de drones na segurança pública

Foram discutidas várias pautas, como melhorias na estrutura e na constante capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Primeira reunião do GGIM discute Muralha Digital e uso de drones na segurança pública

A Prefeitura de Ponta Grossa promoveu, na tarde desta terça-feira (09), a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) em 2021. Durante o encontro, que contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do vice-prefeito Capitão Saulo, da secretária da SMCSP, Tânia Sviercoski, da presidente da Fundação de Assistência Social e secretária de Políticas Públicas e Sociais, Simone Kaminski, e de representantes das forças de segurança que atuam no Município, foram discutidas várias pautas, como melhorias na estrutura e na constante capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM).

Também foram abordados os estudos para a implantação de um sistema de ‘Muralha Digital’ de monitoramento,  de bases de apoio da GCM em bairros de Ponta Grossa, e o uso de drones nas ações de segurança. 

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, a união das instituiçoes é essencial para que o Município avance ainda mais no fortalecimento da segurança pública. “Nesse primeiro momento, o que foi colocado aqui é o que está sob nossa alçada, mas queremos que todos possam discutir ações e usufruir dessas ferramentas, pois o objetivo principal é a integração entre as instituições em prol do bem estar da população”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt.

Segundo o vice-prefeito Capitão Saulo, a união entre as forças e a retomada do GGIM é uma das prioridades da gestão.  “Nos encontraremos todos os meses para definirmos ações e o que pode ser feito de melhor para nossa cidade de modo que todas as forças saibam o papel de cada uma dentro desse contexto de segurança e que possam executar ações de maneira articulada com o intuito de diminuir os índices de criminalidade”, aponta.

Durante a reunião, a secretária de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), Tânia Sviercoski, apresentou as ações da pasta e destacou os avanços que Ponta Grossa têm tido na área de segurança. Ela também apontou o investimento em tecnologia e capacitação como objetivos centrais da pasta para os próximos anos.

“O investimento nestas áreas é essencial para que possamos avançar ainda mais na área de segurança. Com agentes ainda mais capacitados e com a tecnologia à disposição, conseguiremos responder de forma mais rápida e eficiente às solicitações. Além disso, ações como a Muralha Digital  e o uso de drones poderão contribuir para a identificação de situações suspeitas e para resolução de crimes, integrando ainda mais os trabalhos das forças de segurança. Hoje, Ponta Grossa é referência de união entre as instituições de segurança e esperamos que essas medidas possam fortalecer ainda mais essa parceria”, conclui a secretária Tânia Sviercoski.

Presenças

Prefeita Elizabeth Schmidt; Vice-Prefeito Saulo Vinícius Hladyszwski; Secretária de Cidadania e Segurança Pública Tânia Sviercoski; Secretária de Políticas Públicas Sociais Simone kaminski; Comandante da GCM Maribel Krum; Subcomandante GCM Anderson Machado; Delegado Chefe da Polícia Civil Nagib Nassif Palma; Delegado Chefe da Polícia Federal Jonathan Trevisan Junior;  Inpetor Chefe da Polícia Rodoviária Federal Marco Aurélio Santos; Comandante da 5ªCia BPRV Capitão Márcio Verner Nogueira; Comandante do 1º BPM Cel. Leonel José Beserra; Comandante do 4º CRPM Cel.Edmauro Assunção; Comandante do 2º GB Cel. Carlos Alberto; Diretor do Instituto de Criminalística de Ponta Grossa Edson da Silva Napoleão, Vice-Presidente do Conseg Jane Villaca; Diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa Willian Daniel Ribas, Diretor ; Diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa Bruno Propst, Diretor da Cadeia Pública Hildebrando de Souza Maurício dos Santos, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada Cel.Colombo; e o coordenador da Defesa Civil da SMCSP Alessandro de Macedo. (Com assessoria)