Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 09/02/2021

Dona Francisca, de 101 anos, é a primeira idosa a ser vacinada contra Covid-19 em PG

Ela recebeu a equipe de vacinação itinerante em sua residência, acompanhada de seus familiares

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Dona Francisca, de 101 anos, é a primeira idosa a ser vacinada contra Covid-19 em PG

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) pretende vacinar 1400 pessoas acima de 90 anos até sexta-feira (12). O novo público passou a receber as doses na tarde desta terça-feira (9). A primeira senhora deste grupo a se imunizar foi a Francisca Manys Michalski, 101 anos. Ela recebeu a equipe de vacinação itinerante em sua residência, acompanhada de seus familiares.

“Estou muito satisfeita, quero me prevenir e continuar me cuidando, me sinto forte e agora vou esperar a equipe da Prefeitura para a segunda dose. Todos tem que se imunizar para continuar a luta para frente”, comemora a senhora Francisca.

A estratégia de vacinação foi dividida em duas ações, sendo a imunização de pessoas acamadas entre hoje (9) e amanhã (10) e na quinta (11) e sexta-feira (12) a aplicação será no Drive Thru, que ficará localizado no estacionamento embaixo do Restaurante Popular, e na Estação Arte para as pessoas que fazem parte do público-alvo, porém usam transporte público ou comparecerão a pé.

“Queremos vacinar todos desta faixa etária até o final da semana, para que assim que seguem novas doses possamos dar continuidade na ampliação do público. Os lugares foram escolhidos de maneira estratégica, com a intenção de preservar as pessoas, ter agilidade e não aglomerarmos”, destaca o secretário da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco. As vacinas serão aplicadas das 9h30 às 15h, sem intervalo no horário do almoço.

Total de vacinados
 
Até o momento o município já vacinou 5751 pessoas, entre profissionais de saúde de linha de frente, idosos de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e idosos acamados e domiciliados acima de 90 anos. “Assim que terminarmos a aplicação de vacina neste público, daremos início nas pessoas acima de 80 anos, depois 70 anos e assim em diante. É importante ressaltar que nossas equipes estão preparadas para a vacinação, mas é necessário aguardar a chegada de novas doses do Estado para estender o público alvo”, finaliza o secretário.

De acordo com a FMS não há necessidade de procurar as Unidades de Saúde, pois já existe um cadastro do público no sistema de vacinação, com endereço e dados necessários.  As pessoas que procurarem a vacinação no Dri Thru e na Estação Arte devem estar com RG, CPF e carteirinha de  vacinação. (Com assessoria)