Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Política 30/12/2020

Artigo: A Educação que construímos

Secretária de Educação pelos últimos oito anos, Esméria de Lourdes Saveli escreve um artigo em que aborda o trabalho desempenhado à frente de uma das principais pastas da Prefeitura de PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Artigo: A Educação que construímos

Com o coração cheio de gratidão e com leveza na alma, é chegada a hora da despedida de nossa gestão na Educação de Ponta Grossa e o que nos acompanha é o sentimento de dever cumprido.

Cada palavra aqui escrita carrega um agradecimento profundo ao Prefeito Marcelo Rangel e a cada uma das professoras, professores e demais profissionais que atuaram comigo em todos estes anos à frente da pasta, desde 2013. Ao prefeito, por apoiar e endossar cada ação desta política de inclusão, que será para sempre sua marca. Aos profissionais, por abraçarem essa causa com o encantamento da criança que aprende algo novo e extraordinário.

Nossas políticas seguiram objetivamente o que está explícito na Constituição Federal, guiada pelo princípio da Cidadania. Nesse pacto com a população brasileira, está o direito universal à Educação. Mesmo que isso seja claro, sua implementação não é fácil, pois incomoda pessoas em sua zona de conforto. Uma política que realmente garanta uma Educação de qualidade para as nossas crianças gera desconforto e pode atiçar os ânimos de quem vê a escola como um nicho de mercado ou como seu cercado de influência.

Foi com muita coragem que conseguimos implantar a Escola em Tempo Integral, rompendo com uma infeliz tradição de descrédito com a escola pública no Brasil. Esta é a Escola de sucesso nos países desenvolvidos. Garantimos alimentação de qualidade aos alunos, realizamos sete Congressos de Educação exaltando a arte de ser professor e sete Feiras do Livro. Encaramos a pandemia com o Programa Vem Aprender, exibido pela TV Educativa com produção e criação integral dos professores da Rede. Construímos 27 novos CMEIs e Escolas, 69 foram ampliadas e mais 15 seguem em obras. Ampliamos a formação dos professores e finalizamos nossos novos currículos, tudo isso sem deixar nenhuma dívida para a próxima gestão.

Para isso, travamos um bom combate sobre itens fundamentais: Precariedade da formação básica dos professores; Cultura enraizada de que a Escola Pública deveria ser uma instituição pobre para atender crianças pobres; Ausência de compromisso com a aprendizagem das crianças; Recursos financeiros sempre insuficientes para atender a todas as demandas.

Com foco na aprendizagem, dialogando com os profissionais, assumindo um compromisso ético, com a qualidade pedagógica e no uso dos recursos, reconhecendo o valor social da educação. Foi assim que avançamos. Obtivemos o reconhecimento público do valor e da importância da Educação, o que ajudou também no sucesso político do prefeito Marcelo Rangel e da prefeita eleita, Professora Elizabeth Schmidt.

Agradeço e elogio o fundamental acompanhamento dos órgãos de controle da administração e do dinheiro público, que exercem seu papel escrutinando cada ato da gestão, trabalho complexo e que mereceu nosso total apoio.

Em um período político tão tóxico para o país, nos alegra o coração o fato de termos defendido o legado dos grandes educadores, como o professor Paulo Freire, um poeta do aprender e do ensinar. Assim como na vida, durante nossa gestão, agimos com Esperança, mas não a do verbo esperar. Nós não esperamos, nós construímos, por isso praticamos a Esperança a partir do verbo Esperançar, como disse Paulo Freire. E assim nos despedimos, com a potência dessa Esperança brilhante como um sol, viva, que existe em cada um e cada uma de nossas educadoras e educadores. Eles seguirão construindo a Educação que está mudando Ponta Grossa. Muito obrigada.

Professora Esméria de Lourdes Saveli – Secretária Municipal de Educação 2013-2020