Um grupo formado por 13 dos 19 vereadores eleitos no último dia 15 de novembro se reuniu na noite desta terça-feira (8) para tratar da eleição para a Mesa Executiva da Câmara de Ponta Grossa. O grupo fechou questão em torno dos cinco nomes que vão compor a Mesa no biênio 2021-2022.
Daniel Milla (PSD), atual presidente, deve permanecer no comando dos trabalhos dna presidência do Legislativo. A vice-presidência ficará com o jovem Filipe Chociai (PV). O primeiro-secretário será Dr. Erick Camargo (PSDB), o segundo-secretário Pastor Ezequiel Bueno (Avante) e o terceiro-secretário Dr. Zeca Raad (PSL).
Como o grupo tem ampla maioria, essa deve ser a chapa a se sagrar vencedora da eleição da Mesa no próximo dia 1º de janeiro de 2021.
O grupo é formado por: Daniel Milla (PSD), Paulo Balansin (PSD), Divo (PSD), Filipe Chociai (PV), Leo Farmacêutico (PV), Felipe Passos (PSDB), Dr. Erick Camargo (PSDB), Dr. Zeca Raad (PSL), Pastor Ezequiel Bueno (Avante), Missionária Adriana (SD), Jairton da Farmácia (DEM), Leandro Bianco (Republicanos) e Valter José de Souza (PRTB). Apenas este último não particiou da reunião desta terça por estar em isolamento social.
Portanto, apenas seis dos parlamentares que vão compor a Câmara na próxima legistatura não integram o grupo formado para a eleição da Mesa. São eles: Geraldo Stocco (PSB), Ede Pimentel (PSB), Izaías Salustiano (PSB), Josi Kieras (PSOL), Joce Canto (PSC) e Júlio Küller (MDB).
Do grupo dos 13, também deve sair os presidentes das duas principais comissões internas da Câmara: Legislação, Justiça e Redação, e Finanças, Orçamento e Fiscalização.
Desse grupo também sairá o próximo líder do Governo Elizabeth Schmidt (PSD). Salvo uma alteração ou outra de nomes, esse grupo também tende a ser a base de sustentação da próxima prefeita no Legislativo.