Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 19/10/2020

Plauto pede informações sobre aumento do pedágio

Deputado estadual quer mais dados do governo estadual acerca da elevação do valor do pedágio no Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Plauto pede informações sobre aumento do pedágio

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho apresentou requerimento direcionado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná solicitando os motivos que justificam o aumento de 43% no valor da tarifa de pedágio nas praças sob a responsabilidade da Rodonorte.

De acordo com o deputado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado nos últimos 12 meses, é de 3,14% e a disparidade entre os dois percentuais é incoerente.

No ano passado, um acordo de leniência foi firmado entre a pedageira e o Ministério Público Federal, após investigações apurarem irregularidades nos contratos de pedágio. Com isso, a empresa reduziu em 30% o valor das tarifas além de pagar multa na ordem de R$ 35 milhões e a execução de obras adicionais que somam R$ 350 milhões até dezembro de 2021.

O acordo terminou na semana passada e, imediatamente, foi concedido o reajuste. Plauto afirma que o secretário Sandro Alex deveria ter feito uma discussão com a sociedade antes de permitir a alteração dos valores das tarifas. “Estou envergonhado de ver essa situação”, declarou. (Com assessoria)