Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa TV Doc 17/10/2020

Prefeito anuncia mudanças no sistema de transporte coletivo em PG

Prefeitura pretende agilizar a locomoção de passageiro dos bairros; saiba as regiões que vão receber as estações de PLR

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeito anuncia mudanças no sistema de transporte coletivo em PG

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), utilizou as redes sociais na noite desta sexta-feira (16), para anunciar um novo conceito no transporte público do município: os Pontos de Ligação de Rápida (PLR). Segundo o chefe do Executivo, o objetivo é interligar os bairros e o centro da cidade, permitindo que as pessoas possam ter agilidade no deslocamento pagando apenas uma passagem. Com isso, além dos quatro terminais (Central, Nova Rússia, Oficinas e Uvaranas), haverá oito pontos do gênero.

Segundo o pronunciamento, a ideia é que os primeiros PLRs, divididos entre Internos, Externos Interligados e Externos Não Interligados, comecem a operar entre 15 a 20 dias, no começo de novembro. O primeiro, informou Rangel e Roberto Pelissari, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), que o primeiro Ponto de Ligação a ser executado será a Palmeirinha, por questões estratégicas e de logística.

"Além dos terminais vamos abrir oito PLRs, que são pontos normais de ônibus. Somente vai mudar a questão do local e ele terá prioridade", comentou Rangel. "O passageiro vai embarcar no ponto de início, vai até o ponto o PLR e embarca até a região central. Assim vai ficar mais rápido e o tempo de transporte vai diminuir bastante", explicou Roberto Pellissari, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

O estudo, informa a Prefeitura, acontece há 18 meses pela AMTT, buscando criar um ‘anel de ligação central’, com os passageiros escolhendo o PLRs mais próximo, desembarcar e pegar outro ônibus para seu destino final em até 12 minutos no máximo, a partir das projeções dos especialistas.

Outra vantagem seria a necessidade de menos veículos em circulação, otimizando o tempo de espera. Os detalhes de todo o processo, assim como os estudos técnicos devem ser divulgados nos próximos dias, bem como as obras para a instalação dos PLRs que devem começar já na próxima semana.

Veja as regiões que vão receber as estações de PLR

INTERNOS

Terminal Central

Biblioteca e conservatório

Pronto Socorro

Praça do Ponto Azul 

Praça Cemitério São José

UEPG Central

EXTERNOS INTERLIGADOS

Terminal Uvaranas 

Terminal Oficinas 

Terminal Nova Rússia 

PRL Santa Paula 

PRL Palmeirinha

PRL Monteiro Lobato

PRL Siqueira Campos

EXTERNOS NÃO INTERLIGADOS

PRL Estrela

PRL 31 de Março

 

Posição da VCG

A Viação Campos Gerais (VCG), responsável pelo transporte público de Ponta Grossa, se pronunciou sobre o tema através de nota ao Portal aRede e Jornal da Manhã.

“A VCG foi pega de surpresa pela notícia e os assuntos abordados pelo prefeito não foram apresentados a empresa. A concessionária tomou conhecimento da mesma forma que a comunidade. Quanto à operação da frota voltar aos 100%, não vemos justificativa para tanto. Isto porque, 80% da quilometragem programada está sendo executada, com 72% dos coletivos na rua. Isto para transportar 52% do total dos passageiros que tínhamos antes da pandemia. Vale destacar ainda que sem o retorno das aulas, não há parâmetro para uma retomada integral”.

(As informações são do Portal aRede)

Entenda a proposta assistindo a live que o Portal aRede fez com o prefeito Marcelo Rangel: