Fechar
Sábado, 10 de maio de 2025
Sábado, 10 de maio de 2025
Política 07/10/2020

Plauto insiste na urgência de instalação de caixas d´água para a população mais pobre

Deputado protocolou, na tarde desta quarta-feira (07), um pedido de informações à Sanepar a respeito do andamento do programa Caixa D’Água Boa em Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Plauto insiste na urgência de instalação de caixas d´água para a população mais pobre

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho protocolou, na tarde desta quarta-feira (07), um pedido de informações à Sanepar a respeito do andamento do programa Caixa D’Água Boa em Ponta Grossa. A cidade está com um dos maiores índices de residências sem reservatórios de água em todo o Paraná. A maioria das casas é de famílias de baixa renda, por isso, sem condições de fazer a instalação por conta própria. 

A estimativa é de que cerca de 24 mil endereços residenciais não contam com reservatórios, o que representa 20% de todas as unidades que a Sanepar abastece na cidade. Ponta Grossa ainda não enfrenta o rodízio no fornecimento de água, mas o deputado destaca que é necessário agir preventivamente e tomar medidas para evitar o agravamento da crise no abastecimento, caso a estiagem persista. 

Ainda em janeiro deste ano, antes do início da crise hídrica, Plauto esteve com o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, discutindo a necessidade de acelerar a entrega de “kits” para a instalação de caixas d’água. Porém, nada foi feito. 

Com a aprovação do pedido de informação, a Sanepar terá de dizer quanto já investiu no programa que é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, quantas caixas d’água já instalou em Ponta Grossa neste ano e qual o cronograma até o final de dezembro. 

“Eu reforço o que tenho falado: as caixas d’água são uma forma de criar um sistema alternativo e estratégico de armazenamento de água. Imaginem quantos milhões de litros podem ser guardados, além do que fica estocado nos reservatórios da companhia de abastecimento”, justifica o deputado.

Plauto aponta ainda que, mesmo diante da falta de água, a empresa faz a cobrança da tarifa mínima, independentemente de haver ou não o consumo. “Portanto, é uma questão de justiça social a Sanepar entregar essas caixas para os mais pobres”.  (Com assessoria)