Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Destaques Eleições 06/10/2020

Ponta Grossa terá 1º debate entre candidatos a vice-prefeito na história

Nesta quinta-feira (8), uma parceria entre o Portal aRede, Jornal da Manhã e Blogdodoc.com reunirá os cinco postulantes a vice-prefeito em um debate online. Iniciativa é inédita em PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa terá 1º debate entre candidatos a vice-prefeito na história

Pela primeira vez, os candidatos a vice-prefeito terão a oportunidade de debater ideias para Ponta Grossa. Nesta quinta-feira (8), uma parceria entre o Portal aRede, Jornal da Manhã e Blogdodoc.com reunirá os cinco postulantes a vice-prefeito em um debate online, realizado de forma remota e transmitido pelas redes sociais. O encontro será transmitido ao vivo pelo Instagram, Facebook e YouTube do portal aRede. 

A expectativa é que o encontro reúna os vices das cinco chapas registradas para disputar o comando do Palácio da Ronda em 2020. Assim como o debate entre os então pré-candidatos feito em agosto e com os candidatos(as) realizado no último dia 1º, o encontro do próximo dia 8 foi informado à Justiça Eleitoral e seguirá regras compartilhadas com os participantes. 

O Capitão Saulo (PSD) é o vice de Professora Elizabeth (também do PSD) e estreia na vida pública em 2020 - ele ficou conhecido pelo trabalho realizado no comando do programa Proerd e também da Patrulha Escolar. A expectativa é que Saulo faça a primeira aparição pública ao eleitorado no debate do portal aRede. 

Outro candidato a vice que deve participar do debate é Ricardo Zampieri (Republicanos). Vereador de primeiro mandato eleito em 2016, Ricardo é vice na chapa de Marcio Pauliki (SD) e um dos principais representantes do grupo bolsonarista na cidade. Ricardo chegou a ensaiar uma disputa como candidato a prefeito, mas acabou compondo junto ao grupo de Pauliki. 

Também é esperada a participação de Pietro Arnaud (PSB), vereador que cumpre o segundo mandato no Legislativo Municipal. Integrante do grupo de Aliel Machado (também do PSB), Pietro ficou conhecido pela postura de oposição na Câmara - Arnaud figura como vice da candidata Mabel Canto (PSC), deputada estadual que disputa o comando da Prefeitura.  

Ainda são esperadas as participações do Pastor João Carlos (PCdoB), vice na chapa liderada pelo professor Edson Armando (PT). Além disso, o professor Lineu Kieras (PSOL), candidato a vice na chapa liderada pelo também professor Sérgio Gadini (PSOL), e deve participar do debate. 

Importância do encontro para escolha do eleitor

Na prática, na ausência do prefeito(a), é o vice que assume as responsabilidades pela gestão da Prefeitura. Desde 2016, após o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), os eleitores passaram a dar mais importância aos candidatos(as) a vice das chapas que disputam cargos no Poder Executivo (prefeituras, governos do estado e presidência da repútlica). Com isso, ganha destaque a ações do portal aRede em colocar os postulantes a vice para debaterem os problemas e desafios da cidade. (As informações são do Portal aRede)