Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Destaques 23/09/2020

Pauliki e Zampieri apresentam propostas para Segurança Pública a lideranças da Guarda Municipal

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Pauliki e Zampieri apresentam propostas para Segurança Pública a lideranças da Guarda Municipal

Nesta semana o candidato a prefeito Marcio Pauliki (SD) e o candidato a vice, Ricardo Zampieri (Republicanos), estiveram reunidos com membros da Guarda Municipal de Ponta Grossa. O intuito foi debater as propostas para a área da Segurança Pública, considerada uma das prioridades dentro do Plano de Governo PG+200.

Entre as ações programas para o setor estão a instalação de um maior números de câmeras para vigilância dos espaços públicos, integrando com os sistemas da Polícia. Além de inibir e identificar criminosos, as câmeras poderão servir para a verificação de veículos suspeitos através da identificação da placa.

Dentro das propostas também está a valorização dos guardas municipais, aumentando o efetivo dentro do limite prudencial para contratação de novos servidores, com a reestruturação no Plano de Cargos da Guarda Municipal. A proposta também consiste em melhorar a estrutura de trabalho, com novos coletes e armamentos que têm o uso permitido dentro da área de atuação dos guardas municipais. "Precisamos avançar de forma incisiva no combate à criminalidade. Precisamos de tolerância zero contra criminosos. Uma cidade segura é um cidade boa para se viver", disse Pauliki.

Ainda dentro das propostas para a Segurança Pública, o candidato do Solidariedade quer implantar o Seguro de Vida Familiar para os guardas municipais, tendo em vista a atividade de risco que exercem. "É importante também dar um suporte ao guarda municipal e seus dependentes. Ninguém quer que algo de ruim aconteça, mas o risco nesse atividade é real e precisamos salvaguardar o servidor e seus dependentes", afirmou Pauliki.

Confira abaixo as principais propostas do candidato para a Segurança Pública:

1. VIGILÂNCIA EM FOCO - Instalações de um maior número de câmeras em pontos estratégicos do município, como ruas de acesso a cidade e em localidades mais distantes. Integração dos sistemas da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal para verificação de placas de carros para ações efetivas sobre veículos furtados e acompanhamento efetivo de suspeitos.

2. CONFIANÇA GCM - Integrar a Guarda Municipal nos bairros por meio de eventos esporádicos, onde se possibilitaria para população conhecer os tipos de policiamentos existentes dessa corporação. Essa ação criaria nas comunidades um sentimento de vínculo e confiança.

3. VALORIZAR A GCM - Realização de Concursos Públicos para o aumento do efetivo, implementando uma reestruturação no Plano de Cargos e na Carreira do Guarda Municipal. Promover cursos de capacitação teóricos e práticos voltados à ação profissional aos Guardas Municipais. Adquirir novos coletes e armamentos condizentes com a atuação dessa força de segurança. Renovar a respectiva Frota de Veículos, com aumento no número de Módulos Móveis e nas Motocicletas.
Dotar a Guarda Municipal de uma Estrutura Jurídica própria, a fim de assessorar tecnicamente todas as suas ações e dos Guardas Municipais.

4. SEGURO DE VIDA FAMILIAR - Oferecer amparo à família do Guarda Municipal, através da criação de um Seguro de Vida para o agente da GCM e de seus dependentes (esposa e filhos), visto a atividade de alto risco que é desempenhada pelos mesmos. Uma garantia para manutenção dos direitos de cidadania da família do Guarda Municipal.

5. PG+SEGURA - Desenvolvimento e Implementação do aplicativo PG+SEGURA para utilização da comunidade. Através do mesmo se permitirá acionar a Guarda Municipal para atendimentos de ocorrência e realizar denúncias referentes a toda situação que envolva situações de risco, crimes e a segurança pública municipal.

6. CENTRAL DE INTELIGÊNCIA – Investir em Tecnologia Específica para Serviços de Inteligência Policial, que contribuam para as atividades da Guarda Municipal, coletando dados de ocorrências, realizando estatísticas, reconhecimento facial e outras medidas, a fim de se direcionar as ações da segurança pública do município. Realização de Convênios para troca de informações e capacitação com as Secretarias e Orgãos de Segurança Pública estaduais e federais.

7. POSTO DO CORPO DE BOMBEIROS NO DISTRITO INDUSTRIAL – Revitalização e Reativação do Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros, no Distrito Industrial, em parceria com os empresários, para que nesse local as empresas, os Guardas Municipais e o próprio Corpo de Bombeiros venham a realizar os treinamentos de seus funcionários no combate ao incêndio e no atendimento a acidentes.
Também se faz necessário a Revisão e atualização do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Lei N. 8787, de 26/12/2006), com a intenção de reequipar e modernizar os equipamentos que estão à disposição do 2º Grupamento de Bombeiros.

8. CONSCIENTIZA TRÂNSITO PG – Realização de campanhas envolvendo a Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Policia Militar e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de prevenir os acidentes de trânsito no município, com explanação sobre direitos e deveres dos cidadãos sobre o tema Trânsito. Parceria com a Área da Educação para o desenvolvimento da Educação no Trânsito nas escolas municipais.

9. INTEGRAÇÃO PG+ATENDIMENTO - Aperfeiçoar o sistema de interação e integração entre o SAMU e SIATE no município, por meio de treinamentos conjuntos. Estudar a possibilidade de disponibilização de um médico exclusivo para o atendimento e regulação das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiro através do SIATE. Em parceria com a Área da Saúde.

10. PATRULHA ESCOLAR MUNICIPAL – Incrementar a Patrulha Escolar Comunitária pela Guarda Municipal com a parceria da Polícia Militar. Aqui se promoverá união de toda a comunidade escolar - Estudantes e seus Pais, Diretores, Professores e demais Funcionários - com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, buscando-se reduzir a violência e a criminalidade nas escolas e nas suas proximidades. Seu objetivo principal é a PREVENÇÃO e, supletivamente, a repressão aos crimes e atos infracionais.
Essa Patrulha irá assessorar a comunidade escolar a encontrar os as soluções e os caminhos da segurança através de ações diversas.

11. PATRULHA MARIA DA PENHA – Aumentar o efetivo específico da Patrulha Maria da Penha, com mais viaturas e equipamentos. Manter um contato permanente com o Poder Judiciário e o Ministério Pùblico para acompanhamento dos casos de Violência contra a Mulher. Criar o Aplicativo MULHER PG+SEGURA, para denúncias, troca e repasse de informações.

12. CIDADE DA SEGURANÇA - No terreno do antigo Mercado Municipal construir uma nova sede para a Guarda Civil Municipal com departamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Conselhos Tutelares. Um grande centro de operações policiais integradas, que será um modelo para o Brasil na área de segurança pública.