Fechar
Sábado, 31 de outubro de 2020
Sábado, 31 de outubro de 2020
Destaques 18/09/2020

Setor empresarial de Ponta Grossa irá ouvir candidatos e sugerir propostas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Setor empresarial de Ponta Grossa irá ouvir candidatos e sugerir propostas

Os candidatos a prefeito e vereador de Ponta Grossa poderão apresentar seus planos de governo ao setor empresarial do município, que irá analisar e debater as propostas com os postulantes aos cargos do Executivo e Legislativo municipal. O Conselho Empresarial Estratégico de Ponta Grossa, órgão que congrega entidades do setor econômico da cidade, elaborou um protocolo para as eleições deste ano, que em um primeiro momento recebe e analisa os planos de governo, e em seguida se encontra com os candidatos para debater e sugerir propostas para os políticos.

Um dos objetivos da medida é acompanhar a política oficial de desenvolvimento econômico da cidade e avaliar a qualidade de projetos propostos pelos candidatos. O aperfeiçoamento da legislação referente à economia local também é uma das preocupações manifestadas pelo Conselho Empresarial.

“Um dos objetivos do Conselho Empresarial é a discussão das políticas públicas visando os interesses da comunidade e os interesses empresariais. Com relação às eleições municipais deste ano, o Conselho receberá os planos de governo dos candidatos, analisando-os e posteriormente os ouvindo, bem como sugerindo algumas ações, de acordo com o protocolo estabelecido”, comenta Sandra Queiroz, diretora de Responsabilidade Social da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).

Os concorrentes deverão protocolar na Secretaria da ACIPG seus planos de governo para apreciação do conselho. Os candidatos, após apresentarem seus planos, ainda deverão ser ouvidos pelo Conselho Empresarial, em regras pré-determinadas pelo protocolo.

“É uma importante iniciativa que promove o debate. É uma ação louvável, que ressalta o caráter transparente e democrático das entidades envolvidas. Quanto mais informação disponível para o eleitor, a escolha tende a ser mais acertada”, comenta Wilson Oliveira, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG).

Após o recebimento dos planos de governo os candidatos deverão se reunir com os empresários para debater e ouvir propostas em encontros que serão híbridos (presencial e videoconferência). Filiados a entidades parceiras e assessores dos candidatos deverão se inscrever pelo site da ACIPG, quando declaram aceitar as regras de participação. (Com assessoria)