Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 13/07/2020

Grupo de vereadores pede a Rangel programa para refinanciamento de dívidas em PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Grupo de vereadores pede a Rangel programa para refinanciamento de dívidas em PG

A Câmara de Ponta Grossa aprovou nesta segunda-feira (13) uma Moção de Apelo direcionada ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB), em que um grupo de parlamentares solicita a implantação, ainda neste ano, de um programa de refinanciamento de dívidas de contribuintes com o Município.

Desde o último programa de refinanciamento de débitos, o prefeito afirmou que não adotaria mais programas similares, como forma de não beneficiar os maus pagadores em detrimento daqueles que pagam em dia as obrigações com impostos e taxas municipais.

"Temos uma situação difícil com a pandemia. Muitas pessoas que estavam sempre com as contas em dia, agora estão atrasados. Por isso é necessário um novo programa de REFIS ou PROFIS, tirando um pouco de multas e juros para que o povo possa colocar a sua vida em ordem", disse o vereador João Florenal (PSD), ao defender a aprovação da Moção.

O presidente da Câmara, Daniel Milla (PSD), lembrou do compromisso do prefeito em não  mais fazer refinanciamento de dívidas, para não beneficiar os maus pagadores, mas enfatizou que agora o momento é outro, diante da pandemia.

"É uma medida para que os empresários e a população tenham alternativa financeira nesse momento difícil de pandemia. Creio que isentar ao menos multas e juros já vai ser muito benéfico", justificou Milla.

Além de Florenal e Milla, assinam a Moção os vereadores Divo (PSD), Paulo Balansin (PSD), Vinícius Camargo (PSD) e Maurício Silva (PSDB).

Parecer

Procurado pelo Blog para comentar o pedido dos vereadores, o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, disse que, assim que a Moção de Apelo chegar ao Executivo, pedirá um parecer técnico da sua equipe para ver a viabilidade de um novo programa de refinanciamento. Porém, o fato de ser um ano eleitoral é um dos fatores que pode inviabilizar um novo programa com isenção ou redução de juros e multas de dívidas municipais.

Foto: Kauter Prado\Câmara