Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 10/07/2020

Prefeitura intensifica fiscalização de aglomerações

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura intensifica fiscalização de aglomerações

A Prefeitura de Ponta Grossa vai intensificar a ação de fiscalização nos próximos dias. Além das verificações no comércio de rua e descumprimentos no toque de recolher que vem sendo realizada diariamente, as equipes devem intensificar as verificações especialmente em shoppings, galerias, igrejas e a utilização dos equipamentos públicos instalados em parques e praças. A proposta é coibir aglomerações e descumprimento das recomendações que vêm ocorrendo nestes locais, conforme as denúncias encaminhadas pelo WhatsApp da Denúncia.

“Diariamente, nossas equipes de fiscalização estão recebendo 300 denúncias em média, de aglomerações em espaços públicos, como a pista de skate, em restaurantes e praça de alimentação, e até dentro das igrejas. A reabertura destes segmentos só foi possível com a definição de regras mínimas para a prevenção dos frequentadores, como redução do público, uso de máscaras e distanciamento entre os presentes. Se estas determinações passarem a ser descumpridas pela maioria, colocando a população em risco, podemos ter que impor uma restrição mais rígida, com novos fechamentos”, detalha o prefeito, Marcelo Rangel.

Soma das multas

De março a junho, foi aplicado R$ 67,4 mil em multas por descumprimento aos decretos relacionados ao combate a Covid-19, como as escalas para funcionamento do comércio e o toque de recolher. Os valores das multas serão revertidos em cestas básicas, que a Fundação de Assistência Social distribuirá para as famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O número de denúncias cresceu após a criação do WhatsApp da denúncia, que vem recebendo informações sobre descumprimentos no comércio e toque de recolher, além de aglomerações em áreas privadas e públicas.

Proibição de equipamentos públicos 

Além de intensificar a fiscalização, o poder público também proibiu o uso de equipamentos públicos em parques e praças, com a interdição de academias ao ar livre, pista de skate, parques infantis e os campos society. Nesse caso, a abordagem é realizada pela Guarda Municipal e Secretaria de Esportes, com orientações aos presentes.

“Mesmo diante da gravidade da situação, em meio a uma pandemia, ainda têm pessoas que estão brincando com as regras. Ficam esperando a fiscalização se afastar para aglomerar novamente. Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para coibir essas irregularidades, mas precisamos que cada um faça a sua parte e evite qualquer tipo de exposição desnecessária”, finaliza Rangel.

As denúncias podem ser feitas via mensagem pelo WhatsApp 9144-1290. (Com assessoria)