Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Castro 02/07/2020

Castro passa a integrar o sistema do SAMU Regional

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro passa a integrar o sistema do SAMU Regional

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Castro passou a ser administrado pelo Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CimSamu), integrando o SAMU Regional.

Pelo consórcio, o município contará com o transporte de ambulância de uma Unidade de Suporte Básico (USB), que atende pelo número 192, e regulação com sede em Ponta Grossa. A equipe é composta por motorista e técnico de enfermagem. Esta unidade não altera o fluxo já existente e é exclusiva para atendimento de pessoas residentes no município.

Também contará com o transporte de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), para as transferências inter hospitalares, solicitadas pelo médico assistente para a Regulação Médica com base em Ponta Grossa, que busca a vaga hospitalar e aciona a ambulância do suporte avançado com equipe composta por médico, enfermeiro e motorista.

Carambeí e Piraí do Sul

A sede do SAMU Transporte Avançado (UTI) será em Castro e prestará assistência aos municípios de Carambeí e Piraí do Sul.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke destacou que o SAMU regional fortalece os serviços de urgência e emergência na região, definindo os padrões e fluxos reguladores. “O Samu regional agiliza o atendimento aos usuários com segurança e no menor tempo possível. Para Castro é um orgulho fazer parte deste projeto de integração entre municípios”, disse. (Com assessoria)