Devido a situação de preocupação ocasionada pela pandemia do COVID-19, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) a partir desta semana, desenvolverá ações, para que mesmo com o distanciamento social, continue presente na vida dos empresários, associados ou não, bem como da população em geral.
Para o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, está claro que o cenário será conturbado não apenas nos próximos dias, mas também nos próximos meses. Ele avalia que a situação se agrava devida a necessidade emergencial na tomada de decisões dos empresários, agregado a incertezas trazidas pelas fake news.
“Em virtude disso, a ACIPG será este norte para o empresariado nos próximos meses, compilando e divulgando informações credíveis. Além disso, a instituição contará com o apoio de referências municipais, estaduais, e até referências nacionais para levar conteúdo de qualidade e orientar os empresários nas tomadas de decisão”, aponta.
Programa de Apoio ao Empresário Associado
Através de um Comitê de Crise, a ACIPG lança o Programa de Apoio ao Empresário Associado (PAE) que estará alicerçado em seis áreas: a Financeira, a Trabalhista, a Tributária, a de Estratégias a de Saúde e Saneamento, e a Recuperação Empresarial. Este canal com o empresariado visa ainda ajudar no plano de recuperação das empresas quando tudo retornar a normalidade.
O planejamento contará também com um suporte social, denominado de ‘ACIPG associando forças’, com o objetivo de oferecer apoio social para a comunidade ponta-grossense. Em um primeiro momento será disponibilizada uma cartilha que terá orientações importantes em nestas seis áreas.
Financeiro, relações trabalhistas e âmbito tributário
Na Financeira, serão abordadas as modalidades de financiamento, empréstimos, incentivos governamentais e possíveis estratégias e ações emergenciais em relação ao fluxo de caixa. Outra preocupação latente neste período para o empresariado são as relações trabalhistas. Para isso, a cartilha contará com um apanhado das leis vigentes e novas leis e como isso poderá auxiliar o empresário a não prejudicar os colaboradores, mas também manter a sobrevivência da
empresa. Serão abordados os direitos trabalhistas, acordos coletivos e sindicais, como também as férias, suspensões e demissões. No âmbito Tributário, será elencado um panorama dos impostos (federais, estaduais e municipais), possibilidades de parcelamentos e prorrogações de obrigações acessórias, entre outros temas da área tributária.
Estratégias para o empresariado
Entre as opções para o empresariado, na área de Recuperação Emergencial a ACIPG irá apresentar medidas como LAYOFF, cursos on-line e formação de novas áreas profissionais. A ACIPG auxiliará o empresariado a pensar em estratégias ativas comerciais e de comunicação, que irá compreender como a empresa deve se comunicar neste momento delicado, novas estratégias e ações de venda, ações para manter produtividade no sistema de trabalho Home Office e Teletrabalho, novas possibilidades de mercados e novos negócios, como também ativar e conduzir de forma saudável as relações interpessoais neste momento.
Formas de atualizações sobre o COVID-19
Além disso, a ACIPG acompanhará o avanço do COVID-19 com boletins atualizados, orientações para medidas preventivas ao vírus, descarte correto do lixo conforme protocolos e também possibilidades de canais para apoio psicológico.
Fonseca aponta que frequentemente, a ACIPG estabelecerá um canal em tempo real e interativo com os empresários, na produção de vídeos explicativos, lives e na transmissão de hangouts com especialistas. De acordo com o presidente, já que é para as pessoas ficarem em casa, a ‘Casa do Empresário’ viabilizará uma estrutura on-line de comunicação com o associado, para juntos passarmos por este momento difícil.
"Sabemos que o momento é delicado e nunca visto antes, mas nossa equipe de diretores e colaboradores tem trabalhado incansavelmente e diuturnamente para trazer informações e orientar nossos associados, através deste Programa de Apoio ao Empresário Associado (PAE)", disse. “Tenha a certeza que você empresário não está sozinho, estamos juntos nesse momento conturbado. A força da união no associativismo irá pulsar ainda mais forte!”, destaca o presidente da ACIPG. (Com assessoria)
Acesse a Cartilha do Programa de Apoio ao Empresário Associado (PAE): Cartilha PAE - ACIPG1
Pronunciamento do presidente da ACIPG: