Muita diversão, gastronomia e cultura alemã. Esse é o panorama que as famílias que visitaram a 30ª edição da Münchenfest encontraram durante os quatro dias de festa no Parque Ambiental. O sucesso do evento, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), consolidou o novo formato, que trouxe a festa para o coração da cidade e contou com entrada franca, bandas típicas alemãs, além da presença de diversas cervejarias - comerciais e artesanais -, e uma ampla praça de alimentação com pratos e ingredientes típicos.
“A edição deste ano da München mostrou que esse novo formato veio para ficar. Nós trouxemos, mais uma vez, as famílias até o Parque Ambiental para celebrar a tradição e a cultura alemã e proporcionamos um evento tranquilo, seguro, com muita comida e bebida de qualidade e que se mostrou um grande sucesso”, declara o secretário de Turismo, Edgar Hampf.
O novo formato apontado pelo secretário tem, além da mudança do foco para a cultura e gastronomia, a data de realização como diferencial, com a Münchenfest passando a abrir o calendário de festividades de fim de ano da Prefeitura de Ponta Grossa. “Isso é muito importante, pois permite que a população tenha um calendário mais extenso de atrações para conferir. Com o aumento dos passeios em família, a economia também é aquecida, gerando um impacto muito positivo para todo o município”, explica Hampf.
Público
Segundo a Setur, um público bastante semelhante ao verificado na edição anterior participou da festa deste ano, que disponibilizou mais de 25 variedades de cervejas e chopes. Também foram realizadas competições típicas alemãs como o cabo de guerra, prova do serrador e o Concurso de Chope em metro.
Entre as competições, o Concurso da Rainha demonstrou novamente a força da tradição da MünchenFest,que reuniu milhares de pessoas para acompanhar a coroação da candidata Aline Priscila da Silva Machado como Rainha e de Jéssica Thais Ieger e Elenise Amaro como princesas da 30ª edição da festa. “O Concurso da Rainha é peça central da nova MünchenFest, pois a vencedora tem que traduzir todo o espírito de alegria e beleza da festa com desenvoltura e responsabilidade. O reinado até a próxima edição é de muito trabalho e divulgação do nome da cidade e do evento e tem papel essencial no sucesso dessa celebração”, finaliza Hampf.
Segurança
Com um forte esquema de segurança, com guardas municipais, Polícia Militar, Polícia Civil e uma empresa de segurança particular, a Munchenfest deste ano foi a mais segura de todas as edições, sem ocorrências de relevo no recinto do evento. (Com assessoria)