Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Destaques 21/11/2019

Prefeitura entrega 4º CRAS totalmente renovado para população

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura entrega 4º CRAS totalmente renovado para população

Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e Fundação de Assistência Social (FASPG), entregou mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para população. Desta vez, quem recebeu o Centro totalmente renovado foi a comunidade do Jardim Paraíso. O serviço atende hoje 6.809 famílias, totalizando cerca de 27.200 pessoas.

O investimento total na estrutura foi e R$ 283.898,39 entre os reparos e a manutenção predial. “Transformar os locais já existentes não é uma tarefa fácil, requer compromisso e dedicação de todos os envolvidos direta e indiretamente no serviço. O que foi feito nesta estrutura é exemplo de compromisso e dedicação e os trabalhadores e com a comunidade. A estrutura ficou ótima e tenho certeza que os profissionais que trabalham aqui atenderão a população ainda melhor”, comenta a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt.

Este foi o quarto CRAS totalmente revitalizado. Entre as melhorias podemos citar a manutenção da cobertura do prédio e portas, instalação de janelas e grades de proteção, revitalização dos banheiros, inclusive adaptado para pessoas com deficiência, pintura interna, externa e do piso, revitalização da cozinha, revisão de toda a instalação elétrica e hidráulica, mudança do layout da recepção para melhorar a qualidade do atendimento.

“Estou extremamente satisfeita com esta entrega de revitalização. Nossa equipe conseguiu revolver vários problemas que acabavam influenciando no atendimento à população. Agradeço a toda minha equipe pelo esforço e dedicação. Hoje nós contamos com 10 CRAS e queremos poder melhorar todos eles, no início de 2020 entregaremos mais um, o CRAS do Sabará”, destaca a secretária da SMPPS e presidente da FASPG, Simone Kaminski.

Além dos reparos, foram adquiridos computadores, smart TV, projetor multimídia, tela de projeção, mesas, cadeiras, longarinas, armários, arquivos, refrigerador, máquina de café, purificador de água, lavadora de alta pressão, pipoqueira elétrica, ventiladores, entre outros equipamentos.

“Poder ter uma estrutura como esta muda a qualidade de atendimento da equipe com a população. Agora estamos com um lugar preparado e equipado para receber todos os públicos, pois passamos a contar com um espaço totalmente adaptado para os portadores de necessidades especiais. Através desta melhora, também conseguimos voltar com os trabalhos no estúdio de música, todos os CRAS poderão utilizar”, comemora a assistente social e coordenadora do CRAS Jardim Paraíso, Cleonice Oliveira.

Sobre os CRAS

Os CRAS são a porta de entrada da Assistência Social. São unidades públicas, localizados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são ofertados os serviços, programas, projetos e benefícios da Proteção Social Básica, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Destina-se às pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social decorrentes da pobreza, da privação ou ausência de renda, do acesso precário ou nulo aos serviços públicos, de vínculos afetivo-relacionais, de pertencimento social fragilizados.

“A partir do adequado conhecimento do território, os CRAS promovem a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilitam o acesso da população aos serviços, benefícios, programas e projetos da assistência social, e se tornam referência para a população local e para os serviços setoriais”, explica a coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica, Tatyana Bello.

Os CRAS ofertam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. A população também recebe orientações sobre os benefícios assistenciais, realizando a inclusão ou atualização no Cadastro Único do Governo Federal para acesso a diversos programas sociais, tais como: Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica/Programa Luz Fraterna, Programa Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Serviços Assistenciais (PAIF/PAEFI, SCFV), Programa Leite das Crianças, Isenção do Transporte Público para Idosos de 60 a 65 anos, Isenção IPTU, Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda, ID Jovem, Cursos Acessuas, Isenção Taxa Concurso Público, entre outros. (Com assessoria)