Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024

Palácio Iguaçu terá visitas guiadas no feriado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Palácio Iguaçu terá visitas guiadas no feriado

O Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo do Paraná, estará aberto para visitação nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, das 9h ao meio dia e das 13h às 17h. As visitas, de hora em hora, serão guiadas pela Coordenadoria de Cerimonial e Relações Internacionais, vinculada à Casa Civil. Não é necessário marcar horário.

A iniciativa atende a lei estadual 17.530, de 2017, que instituiu 15 de Novembro como Dia Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural do Povo do Paraná, quando devem ser abertos prédios públicos de valor histórico.

Além desta data, o Palácio Iguaçu pode ser visitado em qualquer outro dia do ano, sempre durante a semana, desde que não coincida com algum evento programado pelo governo. As visitas são sempre guiadas e devem ser reservadas com antecedência pelo telefone (41) 3350-2983.

“O que poucos sabem é que o Palácio Iguaçu não é apenas a sede do governo. Além de ser o local de trabalho do governador e de centenas de funcionários, o prédio abriga um rico acervo cultural, que retrata parte da história política e social do Estado e, por isso mesmo, merece ser conhecido por todos”, diz do chefe da Casa Civil, Guto Silva.

As obras estão expostas nas salas e amplos espaços do edifício. São pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, móveis, lustres, louças, prataria e tapeçaria. A visita dura em torno de 40 minutos e percorre todo o térreo, os jardins e o segundo andar do Palácio, onde acontecem os principais eventos e anúncios do governo.

Roteiro

Inaugurado em 1954 pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto, em comemoração ao Centenário de Emancipação Política do Paraná, o Palácio Iguaçu está localizado no primeiro Centro Cívico no País, concebido para reunir todos os prédios públicos em um só lugar e onde se localizam, também, a Prefeitura de Curitiba, a Assembleia Legislativa do Paraná e os Tribunais de Justiça, de Contas e do Júri.

O edifício, de 15.191 metros quadrados, foi projetado pelo arquiteto David Xavier de Azambuja e está posicionado no ponto mais alto do Centro Cívico, em frente à Praça Nossa Senhora de Salete.

O roteiro da visita começa pelo mural do renomado artista plástico curitibano Poty Lazzarotto, que ornamenta a fachada do prédio e retrata diversos momentos históricos do Estado. Em seguida, os visitantes passam pela entrada principal, onde estão expostos os bustos de Dom Pedro I, do Barão do Rio Branco e de Getúlio Vargas. Ali também se encontra a placa de bronze que marcou a inauguração oficial do Palácio, com a presença do então presidente da República, João Café Filho.

Na sequência, seguem até a Capela, inaugurada em 1955, e vão ao jardim, onde está o mapa do Paraná feito pelo artista Miguel Roger. A estrutura de concreto em alto-relevo reproduz os aspectos geológicos e geográficos do Estado e já é roteiro de visitas de escolas públicas e particulares de Curitiba. No mapa podem ser observados os três planaltos do Estado, a Serra do Mar e o Litoral.

Depois do mapa, o público segue para a entrada central do Palácio onde fica o Salão Monumental, geralmente usado para grandes solenidades abertas ao público e também para exposições e mostras. Com um pé direito da altura de dois andares, o ambiente tem piso de mármore, colunas estruturais, fachada de vidro e uma grande escada em caracol, que dá acesso segundo andar.

Um enorme painel de arenito decora uma das paredes do salão, de cima a baixo. Esculpido em baixo-relevo pelo artista plástico Humberto Cozzo, em 1953, o mural representa os diversos ciclos econômicos da história do Paraná.

Coleção

No segundo piso do Palácio Iguaçu está o Salão Nobre, ambiente destinado aos atos mais solenes da Governadoria e recepções para embaixadores e chefes de estado. Decorado com mobiliário em estilos Luiz XV e Luiz XVIII, abriga uma coleção de objetos de arte com diversas procedências.

No espaço central está instalado um painel em óleo sobre tela, que representa a instalação da Província do Paraná. O quadro foi pintado pelo consagrado artista plástico paranaense Theodoro De Bona, discípulo de outro expoente da arte no Paraná, Alfredo Andersen. Também chamam a atenção os lustres e os espelhos laminados em ouro e os cristais Baccarat.

[caption id="attachment_37520" align="alignright" width="660"] Palácio Iguaçu | Foto: Arnaldo Alves/AEN[/caption]

Ambientes

O Salão de Inverno é outro ambiente do segundo piso do Palácio Iguaçu. A sala ampla foi projetada para receber recitais, reuniões informais e eventos mais festivos. No espaço há uma grande pintura em óleo sobre tela do pintor paranaense Artur Nisio. A obra retrata a chegada do primeiro presidente da Província do Paraná,  Zacarias de Goes e Vasconcelos, na cidade de Curitiba, em 1853. Há ainda o quadro “Cataratas do Iguaçu”, pintura do artista brasileiro Antônio Parreiras, de 1920.

A decoração inclui com uma obra de Poty Lazzarotto. O artista entalhou em madeira o impressionante painel “Homem na Lavoura”, onde expõe os ciclos da erva-mate, pecuária, café, madeira, ouro e da recente industrialização do Paraná, épocas que marcaram a trajetória econômica do Estado.

Petit Comitê

Uma sala restrita para recepção de pequenos grupos de convidados do governador recebeu o nome de Petit Comitê. Localizado ao lado do Salão de Inverno, o ambiente é decorado por lustres em cristal de Baccarat, além da a tapeçaria "Araucária e o ciclo do Pinheiro, símbolo do Paraná", de Ida Hannemann de Campos.

Destinado a reuniões e assinaturas solenes de convênios, acordos e termos de cooperação entre instituições e governantes, o Salão dos Governadores expõe uma galeria de retratos pintados a óleo, em sequência cronológica, dos governadores paranaenses que cumpriram mandato desde a Proclamação da República.  Chama a atenção o belo piso em mármore, onde se destaca um desenho da rosa dos ventos. No interior da sala fica um imponente lustre de cristal.

Ao lado do salão foi instalado o Gabinete de Gestão e Informações (GGI), no antigo salão Pé de Cachimbo, que conta com equipamentos multimídia de última geração, para a realização das reuniões de governo e recepção às missões empresariais.

Visita ao Palácio Iguaçu

Data: sexta-feira, 15 de novembro
Horário: 9h às 12h e 13h às 17h
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, s/nº - Curitiba
Não é necessário agendar