Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 06/12/2018

UEPG divulga resultado do PSS no próximo dia 14

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG divulga resultado do PSS no próximo dia 14

O Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terá o resultado divulgado no próximo dia 14 de dezembro, às 14h – historicamente os dados eram divulgados junto com o Vestibular de Verão. A decisão de adiantar a divulgação do resultado do PSS foi tomada pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), responsável pela organização do PSS.

Lançado em 2000, o PSS é uma opção para que os estudantes realizarem o processo de ingresso na UEPG de forma seriada: a cada final de ano do ensino médio, o(a) candidato(a) faz uma prova e apenas ao fim do ciclo escolhe o curso que deseja. A cada ano, os estudantes realizam uma prova valendo 1000 pontos e a somatória das notas é usada para classificar os candidatos.

Em 2018, por exemplo, a nota de corte para as vagas nos cursos de graduação, oferecidas pelo PSS, é de 1.234 pontos – para ingressar em qualquer curso de graduação da UEPG o(a) aluno(a) deve ter obtido no mínimo essa marca, somando os três anos de prova do Processo Seletivo Seriado.

O resultado da terceira fase do PSS, para os alunos que fizeram o Processo durante o triênio 2016/2018, será divulgado às 14h de sexta-feira (14) no endereço oficial da UEPG na internet e também por meio de uma live no Facebook instituição (clique aqui para curtir). O chefe da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), Edson Luis Marchinski, conta que a proposta de adiantar a divulgação busca dar mais destaque ao resultado do PSS. “Sempre divulgamos os resultados de forma conjunta, mas buscamos agora diferenciar e também dar mais destaque ao PSS”, conta.

Vantagens do PSS em relação ao Vestibular

O PSS é realizado de forma parcelada, quando são cobrados dos candidatos os conteúdos que eles tiveram em cada uma das séries do ensino médio, separadamente. No Vestibular, as provas são realizadas em dois dias, quando são cobrados os conteúdos referentes ao três anos do ensino médio.

No PSS, os candidatos têm a mesma faixa etária, ou seja, em torno de 17 anos. No Vestibular, os candidatos apresentam diversas faixas etárias: existem candidatos que estão fazendo cursinho há muitos anos, alguns já realizaram outros vestibulares e também há candidatos que já possuem curso superior.

A concorrência nos cursos ofertados é outro fator de grande vantagem. No PSS, a concorrência é menor que a do Vestibular em todos os cursos. Por exemplo, no Vestibular de Verão de 2018, o curso de Medicina apresenta 149 candidatos por vaga. Já o PSS, a concorrência de Medicina é de 25 candidatos por vaga. (Com assessoria)