Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 04/10/2018

Grupo Cescage comemora 19 anos de atividade no Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Grupo Cescage comemora 19 anos de atividade no Paraná

Nesta quinta-feira (04), o Grupo Cescage completa 19 anos de comprometimento com a qualidade de ensino e a formação de competentes profissionais no Estado do Paraná. O Grupo Cescage nasceu da pretensão de um grupo de professores preocupados com a criação de uma Faculdade de Direito na cidade de Ponta Grossa.

Liderados pelo Fundador, Proprietário e Coordenador Geral Pedagógico das Faculdades CESCAGE, o Professor PhD José Sebastião Fagundes Cunha, Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, com mais de 30 anos de docência e coordenação em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, e com o apoio da população de Ponta Grossa e Região dos Campos Gerais, o grupo deu início às atividades educativas, após a autorização de funcionamento pelo Ministério da Educação de seu primeiro Curso de Graduação.

“Nossa missão é formar profissionais responsáveis, éticos e empreendedores, capazes de influenciar positivamente a sociedade e atender às necessidades do mercado de trabalho através de uma educação de alta qualidade, promovendo cidadania, desenvolvimento social e econômico. Dessa forma, temos o compromisso de manter uma equipe altamente qualificada e oferecer conhecimento científico aplicado, unindo teoria e prática, valorizando nossos colaboradores e discentes”, comentou o Fundador do Grupo Cescage, José Sebastião Fagundes Cunha.

Cursos

Ao longo desta história, foram autorizados pelo Ministério da Educação um total de 20 cursos de graduação, além de dezenas de cursos de pós-graduação e extensão em todas as grandes áreas do conhecimento. As Faculdades Cescage está consolidada como a maior e mais tradicional Instituição de Ensino Superior Privada de Ponta Grossa e Região dos Campos Gerais. Atualmente conta com aproximadamente 500 colaboradores e 3.200 acadêmicos presenciais nos Cursos de Graduação e Superiores de Tecnologia. A estrutura física é dividida em três polos de educação: Unidade Mitaí, Unidade Ecológica Olarias e Fazenda Escola.

O projeto pedagógico de cada curso é desenvolvido a partir de uma moldura filosófica-didática-pedagógica de excelência, contando com uma estrutura curricular da mais elevada qualidade, atual e comprometida com as necessidades sociais contemporâneas. O corpo docente se destaca pela alta titulação e produção científica e a biblioteca conta com acervo atualizado permanentemente.

A estrutura física está perfeitamente adequada às necessidades dos acadêmicos, com clínicas e laboratórios equipados com modernos instrumentos”, destacou o Diretor Geral das Faculdades Cescage, Professor Mst. José Sebastião Fagundes Cunha Filho.

Formação

As Faculdades Cescage oferecem ainda atividades complementares cuidadosamente elaboradas e adequadas à formação integral dos acadêmicos e convênios com diversas entidades. As Faculdades CESCAGE é comprometida com projetos sociais que beneficiam toda a comunidade pontagrossense.

A instituição alia teoria à prática e prioriza a formação de cidadania dos acadêmicos. Exemplos disso são os trabalhos desenvolvidos nas Clínicas Odontológicas, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia da Partilha, nos Consultórios, Agência Escola, Escritório Modelo, Núcleo de Prática Jurídica e Hospital Veterinário. Desta forma, proporcionando atendimento e serviços de excelência à comunidade, gratuitamente ou a preços mais acessíveis, prestados por nossos Acadêmicos sob a Supervisão de seus Professores.

Expansão do Grupo Cescage

Em 2018, o Grupo Cescage expandiu a atuação fora do Brasil. O Cescage Genética celebrou um aditivo de termo de convênio com o Iapar para multiplicação e distribuição do gado de corte da Raça Purunã na África do Sul e Paraguai. "Estamos desenvolvendo as melhores raças de animais do mundo com o Cescage Genética. A Raça Purunã é mais um exemplo de pioneirismo da região dos Campos Gerais”, disse o Fundador.

No mês de julho o Grupo Cescage assinou termo de cooperação com a Prefeitura de Ponta Grossa para viabilizar a recuperação do Parque Margherita Masini. O objetivo é retomar a preservação das Áreas de Preservação Permanente – APP, com recuperação da flora e da fauna silvestre, em torno de nascentes e cursos de água existentes no parque, que fica próximo ao Hospital da Criança.

"O projeto para revitalização tem foco na conservação de espécies ameaçadas de extinção, na educação e direito ambiental. Serão realizadas melhorias na iluminação, segurança, limpeza, reforma nas trilhas e na estrutura de atendimento ao público (tais como lanchonetes sanitários, trilhas para caminhada, mini zoo).

O Parque também deverá abrigar um centro comunitário de educação ambiental, com salas de aula, onde serão realizadas palestras e atividades culturais para alunos de escolas da cidade e região, nos moldes do que ocorria no início dos anos 2000. Haverá ainda um museu de história natural com descrição das espécies, hábitos de vida, comportamento e alimentação; jardim sensorial com horta orgânica e plantação de fitoterápicos, paisagismo, mini zoológico com animais domésticos, animais silvestres e aves reabilitados. O Parque Margherita Masini possui uma área de aproximadamente 58.000 metros com grande potencial biológico, geológico e geomorfológico", falou.

Colégio Militar

Além disso, em agosto deste ano foi inaugurado em Ponta Grossa o Colégio Vila Militar Cescage, primeiro do segmento instalado no interior do Paraná. O objetivo é oferecer a partir de 2019 prática pedagógica e preparação intelectual e moral dos estudantes, reforçando normas de conduta e de educação, além dos direitos e deveres imprescindíveis à vida comunitária. “Acordamos com a Person, maior empresa de educação do planeta, para ter o melhor material pedágio do Dom Bosco. Contratamos tudo o que há de disponível, desde biblioteca virtual, salas 3D, laboratórios físicos e virtuais e toda uma estrutura de consultoria, para treinamento constante dos professores e das atividades desenvolvidas”, afirma.

Os investimentos não param por aí. Em 2019, o Grupo Cescage começará a trabalhar intensamente com o Núcleo de Educação à Distância. O primeiro curso ofertado será sobre Agronegócios, que está em processo final de credenciamento. “Agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho nesses 19 anos, tenham certeza que nossos colaboradores, acadêmicos e egressos fazem parte de um Grupo de Educação respeitado e admirado por Ponta Grossa e região dos Campos Gerais”, concluiu. (Com assessoria)