Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 02/10/2018

Projeto Campus Parque UEPG realiza primeiro evento

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Projeto Campus Parque UEPG realiza primeiro evento

A Universidade Estadual de Ponta (UEPG) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Universitário (HU-UEPG) realizaram no domingo (30) o passeio ciclístico “Pela vida, sou doador”. O evento encerrou as atividades do Mês Nacional da Doação de Órgãos.

Cerca de 150 ciclistas percorreram seis quilômetros do trajeto do Bloco G do Campus de Uvaranas até o Hospital Universitário. Mesmo com a leve garoa, atividades foram mantidas e tiveram início às 9h30, com alongamento e aquecimento.

Durante a abertura, Everson Krum, vice-reitor da UEPG, destacou que o passeio é o primeiro de uma série de eventos de lazer, atividades lúdicas e de compartilhamento de espaços públicos. “Nosso objetivo é fazer com que a comunidade usufrua de um ambiente arejado, com árvores, gramados e flores para poder descansar e ter um momento de bem-estar. Já estão previstas novas atividades em parcerias com a Prefeitura, associações e entidades esportivas”, esclarece.

Operário

A abertura contou com a presença de Paulo Balansin, diretor de futebol do Operário e dos jogadores Sosa, Jean Carlo e Xuxa. O grupo cedeu duas camisetas oficiais do time para os participantes. Os ciclistas Ivan João Rodrigues e Carlos Eduardo Baniski foram sorteados e voltaram para casa com o presente.

O farmacêutico Ribamar Schmitz, que levou a filha Maria Fernanda no passeio, destacou a importância do evento. “Recebi a divulgação num grupo de Whatsapp e achei muito bacana a iniciativa porque incentiva a falarmos sobre doação de órgãos com a família. Por isso trouxe minha filha”, contou. Pelo comentário da filha, a intenção do pai funcionou. “Não custa ajudar, doar o que a gente não precisa mais”, diz Maria Fernanda.

O vereador Geraldo Stocco participou do passeio e destacou a importância deste tipo de ação tanto para o estímulo à prática do ciclismo e criação de ciclovias, mas enfatizou que este tipo de evento é um incentivo para que as pessoas conversem sobre o tema e se declarem doadoras.

Você é a UEPG

O evento inaugura a série de atividades do projeto “A UEPG é você”. A proposta é aproximar a comunidade ponta-grossense dos espaços públicos da Universidade, entre eles o Campus de Uvaranas. Além disso, a parceria com o HU também busca conscientizar a população sobre a doação de órgãos - nos últimos anos o Hospital teve um aumento significativo na captação de órgãos.

As primeiras atividades do projeto “A UEPG é você” deverão ser aquelas que podem ser realizadas com a estrutura que o Campus já dispõe, como passeios, corridas, atividades na pista e outros locais esportivos da Universidade. Em um segundo momento, a intenção da Reitoria da UEPG é realizar atividades culturais e outros eventos no campo do entretenimento. (Com assessoria)