Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024

Parceria com Senac garante 120 vagas de qualificação para garçom e holetaria

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Parceria com Senac garante 120 vagas de qualificação para garçom e holetaria

A partir de segunda-feira (10) a população poderá se inscrever em mais dois cursos de capacitação gratuitos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. A Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional fechou na tarde desta quarta-feira (5) um convênio com o Senac que irá ofertar 120 vagas para os cursos Aperfeiçoamento para os Profissionais de Hotelaria e Introdução aos Serviços de Garçom. O investimento do governo é de R$ 23 mil.

O secretário da pasta, Paulo Carbonare, destaca a necessidade do investimento decorrente da empregabilidade de Ponta Grossa. “Diariamente disponibilizamos 80, 100 vagas de emprego na Agência do Trabalhador, e muitas delas não são preenchidas por falta de capacitação”, aponta Carbonare, lembrando dos altos índices registrados no órgão.

Já o prefeito Marcelo Rangel lembrou que essa oferta é decorrente do atual cenário econômico da cidade. “A qualificação é importante nesse momento em que a cidade está se desenvolvendo rapidamente, pois a mão de obra é um importante ator no crescimento de todos os setores”, analisa Rangel.

A gerente executiva do Senac/PG, Meri Terezinha Messias Teixeira, parabenizou a Prefeitura pelos seus constantes investimentos na área. “É dessa forma que crescemos. O governo vem trazendo qualificação e dessa forma vamos fechando lacunas de necessidades”, disse a gerente.

Durante a reunião também foi lembrado do investimento feito na capacitação em gastronomia alemã. “Os cursos de hoje também contribuirão para a realização da MunchenFest 2018, que será reformulada para valorizar a cultura alemã”, lembra Kelyn Kris Gonçalves, diretora municipal de Qualificação Profissional.

Na oportunidade, o gerente executivo do Sesc/PG, Everson Nunes Furtado, representando a presidência do sistema Fecomércio/PR, presenteou o prefeito com um box de livros que conta a história da instituição, que completa 70 anos em 2018.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, o técnico de relações com o mercado do Senac, Jessé Rodrigo Gutierre da Silva, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurante e Similares dos Campos Gerais, Daniel Wagner, a presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Thaís Michelin Mártires Pius, o gerente do Sindilojas, Rafael Ribeiro, e representantes dos vereadores Rudolf Pola, Professora Rose e Dr. Magno.

Serviço

As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (10) pessoalmente na Sala de Qualificação Profissional da Prefeitura (4º andar do Paço Municipal). O horário de atendimento vai das 8 às 17 horas e o telefone para contato é 3220-1000 ramais 1370 ou 1250.

Ambos os cursos exigem como requisitos idade mínima de 18 anos; o curso para profissionais de hotelaria tem como escolaridade mínima ensino fundamental completo e abrirá duas turmas de 30 alunos e 20 horas cada. Já a capacitação para garçons requere o 5º ano do ensino fundamental e ofertará duas turmas de 30 alunos e 30 horas cada.

Investimentos continuados

Na última semana foram lançados quatro cursos em unidades móveis do Senai pertencentes ao projeto “Três Eixos do Conhecimento”. O investimento da Prefeitura foi de R$ 55 mil em quatro cursos: Noções de Mecânica de Motocicletas, Mecânica de Automóveis, Eletricidade Básica Residencial e Instalação de Alarmes, Cerca e Portão Eletrônico. Quase 150 vagas foram ofertadas gratuitamente e todas já foram preenchidas.

Também foi feita uma parceria com o Rotary Club Jardim América no qual a entidade disponibilizou vagas do seu projeto Cidadão do Futuro. A Prefeitura ofertou para o curso de Soldador, e os indicados foram escolhidos a partir do banco de dados gerado com as inscrições para o “Três Eixos do Conhecimento”. (Com assessoria)

Veja a entrevista com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, empresário Daniel Wagner:

Assista mais vídeos no nosso canal no YouTube.