Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024

Após audiência, Stocco encaminha sugestões de ciclomobilidade ao Executivo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Após audiência, Stocco encaminha sugestões de ciclomobilidade ao Executivo

A audiência pública convocada pelo vereador Geraldo Stocco (Rede) em Ponta Grossa para falar sobre ciclomobilidade resultou em uma carta com sugestões ao Poder Executivo. O evento aconteceu durante a noite de quinta-feira (28), na Câmara Municipal, e contou com a presença do vereador de Curitiba, Goura Nataraj, responsável por defender a bandeira e implantar ações de mobilidade na capital paranaense.

Um dos pedidos encaminhados à Prefeitura é que sejam criados paraciclos em pontos estratégicos do município, com o objetivo de fomentar a utilização de bicicletas como meios de transporte. Além disso, os participantes da audiência ainda solicitaram a implantação de uma ciclovia na Avenida Souza Naves, devido ao número elevado de veículos que transitam no local.

Além da Souza Naves, outros dois pontos da cidade necessitam da implantação da ciclovia, de acordo com a carta: a antiga linha de trem em Uvaranas e Vendrami e também entre o Jardim Paraíso ao Passo do Pupo, em Itaiacoca.

O debate também resultou no pedido de mais campanhas educativas sobre o tema por parte da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), além de uma conscientização com motoristas da Viação Campos Gerais (VCG), que poderiam ser colocados no lugar de ciclistas para que eles percebam os cuidados que devem ser tomados durante o trânsito.

Plano Cicloviário

Além disso, foi pedido à Prefeitura que se coloque em prática o Plano Cicloviário já existente no município. Para o vereador Geraldo Stocco, organizador da audiência pública, o debate foi muito importante para a geração de ideias que façam com que o município perceba a importância de se investir em ciclomobilidade.

“Foi uma discussão importante para mobilizarmos as lideranças municipais. Várias outras cidades do mesmo porte de Ponta Grossa já introduziram a utilização de bicicletas como prática de mobilidade urbana e encontraram retornos muito altos, principalmente em relação ao fluxo de veículos nas ruas e ao transporte público”, conta. Uma nova audiência pública deve ser marcada pelo próprio vereador para a verificação dos pedidos encaminhados à Prefeitura. (Com assessoria)