Blog do Doc
Cavalgada São Luiz do Purunã
Lavandário Carambeí
Gralha Azul
Fechar
Sexta, 18 de julho de 2025
Sexta, 18 de julho de 2025

Prefeitura realiza consulta popular para elaboração da LDO 2019

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura realiza consulta popular para elaboração da LDO 2019

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda, deu início ao processo de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o instrumento que estabelece as metas e prioridades da administração para o exercício de 2019, alinhado com as definições do Plano Plurianual do período 2018-2021, e servindo como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Neste primeiro momento, está aberta uma consulta popular, para que os próprios ponta-grossenses possam indicar à Prefeitura quais são os setores prioritários de investimentos, além de realizar outras sugestões.

“A participação da população nesse processo é fundamental, além de estarmos cumprindo determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Deixamos a consulta aberta no site da Prefeitura, mas também distribuímos cerca de 6 mil formulários impressos, nos Cmeis e escolas municipais e na Praça de Atendimento. Também iremos encaminhar formulários aos vereadores, para que possamos obter as sugestões populares junto a esse eleitorado. No último ano, recebemos cerca de 20 mil sugestões na consulta popular e esperamos ter uma boa participação também este ano”, explica o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Acesso

A distribuição dos formulários na rede municipal teve início nesta semana e a consulta popular também já pode ser respondida através de acesso na página da Prefeitura de Ponta Grossa. A consulta ficará aberta até o final do mês de julho, quando os dados serão consolidados para apresentação em audiência pública na Câmara de Vereadores. Em 2017, as principais indicações da população para a LDO foram as áreas de Saúde, Segurança, Pavimentação, Esporte/Lazer e Escolas, nessa ordem.

O questionário é simples. É necessário preencher seus dados pessoais, indicar quais seriam as três prioridades para o seu bairro ou região e propor sugestões. (Com assessoria)