Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024

Governo realiza estudos para implantação de uma Ceasa em Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Governo realiza estudos para implantação de uma Ceasa em Ponta Grossa

Na manhã desta sexta-feira (15) a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) realizou uma reunião sobre a implantação de uma Central de Abastecimento em Ponta Grossa. O encontro aconteceu na Prefeitura Municipal.

“Esse empreendimento poderá beneficiar agricultores locais para que os mesmos produzam mais hortifrútis e, assim, abasteçam os próprios estabelecimentos da cidade e até os municípios vizinhos”, explica o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira.

A ideia de implantação em Ponta Grossa traria uma reformulação dos aspectos já existentes em uma Central de Abastecimento (Ceasa), como é o caso da existente em Curitiba. Para isso, no encontro foi marcada uma nova reunião para a próxima semana, que contará com a presença dos membros da Associação dos Secretários de Agricultura dos Campos Gerais.

Ideias

Na reunião serão definidas algumas ideias de como pode ser o empreendimento. As questões levantadas serão apresentadas ao secretário de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, e se possível à governadora, Cida Borghetti, em uma data ainda a definir.

“Há muito para se estudar, mas é excelente a ideia de se fomentar a produção rural local. A alface que compramos em Ponta Grossa vem de cidades no entorno de Curitiba, mas esse cenário pode mudar e, com isso, agregar ainda mais à nossa região”, afirma o integrante do Movimento Campos Gerais de Igual para Igual e Juiz Federal, Antônio César Bochenek, que esteve na reunião.

A conversa também contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ribas Netto; Edilson Gorte da Sociedade Rural de Ponta Grossa; o chefe do Núcleo da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Lucas Beraldi Bastos; funcionários da SMAPA e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). (Com assessoria)