Blog do Doc
Cavalgada São Luiz do Purunã
Lavandário Carambeí
Gralha Azul
Fechar
Sexta, 18 de julho de 2025
Sexta, 18 de julho de 2025

Câmara aprova lei que garante incentivo à doação de órgãos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Ponta Grossa ganhou uma medida efetiva de incentivo à doação de órgãos. Nessa segunda-feira (11), a Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei (PL) 56/2018, de autoria do vereador Rudolf ‘Polaco’ Christensen (PPS). A medida cria uma semana municipal de incentivo à doação de órgãos a ser realizada anualmente em setembro.

A proposta de Rudolf prevê que a Prefeitura implemente a campanha em escolas, órgãos públicos e na própria imprensa para que se discuta intensamente a doação de órgãos. “Esse debate é muito importante e tem caráter social. Conscientizar os cidadãos sobre a importância de uma ação solidária como essa é fundamental para construirmos uma sociedade mais solidária”, defende o vereador.

Conscientização

Rudolf destaca que o debate sobre a doação deve acontecer de forma regular e não só no momento em que o cidadão perde um ente querido. “Além de ser uma questão de saúde pública, a decisão de ser ou não doador passa por uma conscientização de cada cidadão e é importante que o Estado ofereça subsídios para esse debate”, ressalta.

O texto sugerido por Rudolf prevê que a semana seja implementada no período que inclua o dia 27 de setembro, dia nacional do doador de órgãos. O líder da base governista na Câmara defende que a Prefeitura assuma papel central no debate sobre a doação de órgãos.

Rudolf destaca ainda que o início das atividades do Serviço Aeromédico em Ponta Grossa trouxe melhores condições para possíveis doações realizadas no município. “Com a aeronave disponível às equipes médicas, um órgão pode ser rapidamente transportado de uma cidade para outra. Mas essa estrutura tem que ser acompanhada de debate e conscientização sobre o tema”, argumenta. (Com assessoria)