Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política Ponta Grossa 25/05/2018

Plauto pede que governo estadual reduza ICMS sobre o diesel    

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Plauto pede que governo estadual reduza ICMS sobre o diesel     

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) quer que o governo estadual reveja as alíquotas do ICMS sobre os combustíveis que hoje chega a 29% no Paraná. O alto impacto dos tributos federais e estaduais no diesel e na gasolina é um dos motivos que desencadeou a paralisação do transporte rodoviário em todo o Brasil.

De acordo com o deputado, o Paraná precisa se posicionar em relação ao custo da carga tributária que encarece a produção e o transporte de mercadorias. Plauto afirma que as ações mais enfáticas na desoneração dos combustíveis devem partir do governo federal, mas os estados também precisam assumir parte desse compromisso.

Insumo

“Acredito que o diesel deva ser considerado um insumo. Afinal, é com esse combustível que as máquinas agrícolas movimentam a produção no campo. É com o diesel que os caminhões, navios e trens transportam as safras e também os alimentos já industrializados. Precisamos rever os conceitos de tributação para ampliar a nossa economia”, afirmou o deputado.

A iniciativa de alterar a tributação somente pode ser feita pelo Poder Executivo. “Se o pedido de mudança na lei for encaminhado à Assembleia, certamente os deputados concordarão em aprovar o mais rápido possível”, concluiu Plauto. (Com assessoria)