A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, lançou nesta segunda-feira (09) oficialmente a ferramenta Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Com adesão ao SEI, a gestão busca garantir mais agilidade e modernidade no controle e trâmite de processos internos da administração. O programa foi cedido pela Justiça Federal sem qualquer custo à Prefeitura e deve permitir que toda a gestão de processos administrativos seja transferida para o meio eletrônico. Com o lançamento, a Prefeitura já iniciou o trâmite de processos de comunicação interna através da ferramenta.
“Este sistema vai nos garantir mais agilidade, economia, sustentabilidade e transparência no trâmite dos processos internos da Prefeitura. A implantação de uma ferramenta como esta, sem qualquer custo, é uma vitória para o Município, que contará com uma administração mais moderna e desburocratizada”, avaliou o prefeito, Marcelo Rangel. O prefeito também destacou o apoio da Justiça Federal em colaborar com o município, que será a segunda administração municipal no Estado com o SEI, garantindo que toda a tramitação de processos internos (abertura, edição, assinatura e arquivamento) ocorram virtualmente.
“Para darmos início hoje ao uso do sistema, foram meses de preparação, incluindo o treinamento de servidores junto ao TRF4 para domínio das funcionalidades da ferramenta. Essa transição deve acontecer de forma gradual, até que todos os servidores dominem a ferramenta e os processos físicos que já estão em andamento sejam encerrados”, explica o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares.
Além da agilidade e modernização do trâmite administrativo, a implantação do SEI ainda representa outros ganhos, como a redução do uso de papéis e impressões, além da gestão das informações em tempo real, com segurança e preservação dos dados. O Sistema Eletrônico de Informações também permitirá novos recursos, como a geração de gráficos e outras tabulações sobre arrecadação e consumo da Prefeitura.
“Este é um sistema fantástico, já aplicado em todo o judiciário brasileiro, e em diversas instituições e órgãos. Já não é mais um sistema do TRF4, é um sistema da administração pública brasileira. É admirável o empenho da equipe responsável pela implantação do SEI na Prefeitura e conforme os servidores forem usando, perceberão rapidamente as melhorias do trâmite dos processos. No judiciário, percebemos uma economia de 20% a 40% no tempo de andamento dos processos. Em breve, esperamos poder comemorar os resultados positivos da implantação do SEI na Prefeitura de Ponta Grossa”, avaliou o juiz federal titular da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, Antonio César Bochenek.
Além do prefeito Marcelo Rangel, do juiz federal Bochenek, do secretário Linhares, participaram também da solenidade o diretor da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, Osmar Carlos Bonfinger; o gestor do SEI na PMPG, Emanoel Valdir de Andrade; o coordenador do SEI, Paulo Gabriel; o diretor da Praça de Atendimento, Reinaldo Santos; o analista de sistema do Departamento de Informática PMPG, Fábio Palhano; e o diretor do Departamento de Informática, Carlos Eduardo Witkowski.
Sobre o SEI
A plataforma já é adotada em diversos órgãos públicos do país, entre eles, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal Militar (STM) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de ministérios, governos estaduais e prefeituras.
Apresenta facilidades como:
(Com assessoria)