O governador Beto Richa assumiu no último sábado (11) a presidência do PSDB no Paraná. A posse ocorreu na convenção estadual do partido, em Curitiba, com a presença de lideranças, apoiadores e representantes de várias siglas que estão coligados com PSDB no Estado. Richa ocupa o lugar do deputado Ademar Traiano e deve comandar, a partir de agora, as negociações sobre alianças e candidaturas do PSDB para as eleições de 2018.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), a vice-governadora Cida Borghetti, o deputado federal Sandro Alex (PSD), e o presidente do PSB, Severino Araújo, participaram do encontro, assim como o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, que representou o PSC. Todos declararam a intenção de manter a aliança com o PSDB nas próximas eleições.
Filiações
O encontro marcou também o ingresso do advogado Wilson Quinteiro e do engenheiro e ex-candidato a deputado estadual Antonio Borges dos Reis no PSDB, que também filiou outras lideranças da capital e interior do Estado. Existe ainda a expectativa de que o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, atualmente no PPS, passe a integrar o PSDB - ver matéria.
No pronunciamento, Richa fez um balanço da gestão no Governo do Estado, destacando que todas as áreas avançaram e que aceita fazer comparativos com governos anteriores porque há resultados concretos e melhora significativa em todos os setores. Ele agradeceu o apoio das lideranças políticas do PSDB, dos correligionários e dos partidos parceiros. Também destacou a importância da unicidade do partido e da manutenção das alianças.
Senado
Instado por todos os presentes a concorrer ao Senado no próximo ano, Richa declarou que esta é uma decisão a ser tomada mais adiante e pelo conjunto das forças políticas que apoiam o projeto do PSDB. “Vocês me conhecem, eu tenho total desprendimento. Estou aqui para servir. Eu nunca tive apego a cargos, títulos ou posições. Eu estou aqui para dar a minha contribuição para o meu Estado e retribuir a grande confiança que eu, toda minha família e meu saudoso pai José Richa sempre tivemos dos paranaenses”, afirmou Richa.
“Eu quero tomar essa decisão (de ser candidato) que é importante na minha vida, importante para o PSDB, importante para a candidatura do nosso presidente da República com cada um de vocês”, disse. “O caminho que o PSDB vai trilhar na eleição do ano que vem vocês vão decidir. Eu sou um soldado”, completou Beto Richa, novo presidente estadual do PSDB. (Fonte: assessoria)