Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 30/06/2016

Pauliki desiste de candidatura, deve apoiar Küller e deixa caminho livre para polarização entre Rangel e Aliel

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Pauliki desiste de candidatura, deve apoiar Küller e deixa caminho livre para polarização entre Rangel e Aliel

Pauliki

O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) desistiu de lançar a sua segunda candidatura para a Prefeitura de Ponta Grossa neste ano, depois de ter sido terceiro colocado em 2012. Em uma nota enviada à imprensa no início da noite desta quinta-feira (30), Pauliki oficializou a sua saída de cena como pré-candidato e justificou que a conclusão de seu mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pesou na hora de decidir (ver a nota na íntegra abaixo).

Segundo Pauliki, não fugirá da batalha, mas não como candidato. Nos bastidores, é tido como certo que irá apoiar a candidatura a prefeito do vereador Júlio Küller (PMB), inclusive, dispondo do seu PDT para fazer parte da coligação, aumentado o tempo de rádio e televisão de Küller. Entretanto, ainda existe uma possibilidade, mesmo que remota, de apoio ao empresário Álvaro Scheffer (PV), caso este decida por uma candidatura.

Terceira via ou polarização?

Pauliki defende a união entre os grupos de Küller e Scheffer, que somados ao PDT e algumas outras legendas, formariam o que el tem chamado de terceira via para a Prefeitura de Ponta Grossa. Terceira, porque a primeira e a segunda Pauliki sabe que estão com o prefeito Marcelo Rangel (PPS) e o deputado federal Aliel Machado (Rede). E caso a terceira via não decole, a eleição caminha para uma polarização entre Rangel e Aliel. O prefeito por estar no mandato e defender sua continuidade e o deputado por ter sido o federal mais votado da cidade, não só em 2014, mas também em toda a história dos pleitos no Município.

[caption id="attachment_18242" align="alignleft" width="450"]Governador Beto Richa participa da reinauguração do aeroporto Santana de Ponta Grossa, que passa a operar com voôs comerciais da empresa Azul Linhas Aéreas. Presentes, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, o deputado federal Sandro Alex, os deputados estaduais, Plauto Miró, Marcio Paulink, Bernardo Carli, Guto Silva, presidente da Sanepar Mounir Chaowiche, presidente da Cohapar Abelardo Lupion, secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, secretário da Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes e demais autoridades. Ponta Grossa, 30/06/2016. Foto: Pedro Ribas/ANPr Pauliki transitou muito bem nesta quinta-feira entre o govenrador Beto Richa e os irmãos Marcelo Rangel e Sandro Alex, durante a solenidade de reinauguração do Aeroporto Santana | Foto: Pedro Ribas/ANPr[/caption]

Entrada em órgãos estaduais e municipais

Embora Pauliki não admita, a sua desistência também passou por um entendimento com o prefeito Marcelo Rangel, através do deputado estadual Plauto Miró e do governador Beto Richa (PSDB). No acordo, Pauliki terá entrada com cargos em órgãos do Governo do Estado, que hoje estão com Plauto, e também do Governo Municipal, como a Funepo, detentora da TV Educativa de Ponta Grossa. Além disso, vai dividir com Plauto a vinda de recursos do Estado para Ponta Grossa e os Campos Gerais.

De olho em 2018

Entrada em órgãos estaduais e municipais que é considerada estratégica para Pauliki, dentro do seu projeto de pavimentar uma candidatura a deputado federal em 2018, dobrando com Plauto em alguns municípios, inclusive. Dizem ainda que Plauto deve ter o apoio de Pauliki para uma possível candidatura à presidência da Alep.

Para o governador e o atual prefeito a decisão do parlamentar do PDT foi benéfica, já que, para Beto, será mais um aliado na Alep e em sua futura campanha para senador, em 2018, enquanto que, para Rangel, a saída de cena de um dos pré-candidatos mais bem colocados nas pesquisas de opinião, pode tornar menos difícil uma reeleição.

Confira a íntegra da nota enviada por Pauliki à imprensa:

Palavra dada, compromisso assumido com a nossa gente!

Tenho certeza de que você, assim como milhões de brasileiros, tem visto a política com olhos de desconfiança. O que é fácil de entender, diante de tantas notícias de promessas não cumpridas e escândalos de corrupção, não é mesmo?

Acredito que é possível ser diferente, trabalhando para fazer mais pela nossa cidade, pela região, pelo estado do Paraná e, principalmente, colaborando para que o nosso Brasil possa ter uma nova geração de políticos comprometidos com o futuro. Foi assim que, desde o primeiro minuto de meu mandato como deputado estadual, adotei a bandeira da independência e coerência, defendendo projetos e posições que fossem para o bem do povo, sem amarras, não importando de que corrente política vinha a proposta.

Sempre fui contra deixar um mandato pela metade para fazê-lo de trampolim para novos cargos, não terminando assim o trabalho que lhe foi confiado pelo voto, e vi que a maioria da população também pensa assim.

Tenho trazido recursos, levantado discussões e elaborado leis que já estão e irão beneficiar, principalmente, a população que vive nas cidades do nosso Paraná, em especial Ponta Grossa dos nossos Campos Gerais bem como a região Centro Sul e Norte Pioneiro, e é em nome desta nossa gente que confiou em mim o seu voto, que decidi não me candidatar a prefeito de minha cidade nas eleições deste ano e assim adiar um grande sonho que ainda guardo comigo de um dia poder ser prefeito da cidade que me viu nascer, crescer e que acredita em meu trabalho.

Quero aproveitar esse momento e agradecer em especial ao povo de Ponta Grossa que me coloca na liderança das intenções de voto para a prefeitura de nossa cidade, mas entendo que isso também em parte é o resultado de meu trabalho como deputado e da importância das ações que estou comprometido em meu atual mandato e que quero cumpri-lo e honra-lo até o fim,  dando sequência aos projetos que já tenho realizado na Assembleia Legislativa do Paraná como por exemplo: a Nota Fiscal Social, as Frentes Parlamentares, Leis em defesa ao cidadão e principalmente os recursos que estamos trazendo para toda a nossa região.

Estarei sempre pronto para a batalha. A batalha nesse momento é continuar lutando por nossas conquistas regionais como deputado estadual e trabalhar de forma direta nas eleições deste ano,  apoiando lideranças com uma nova visão sobre a política que defendo e que tragam desenvolvimento para toda a população. Com gestões mais profissionais e modernas dos municípios, tenho certeza de que sairemos das discussões ideológicas entre “direita" e “esquerda" para caminharmos para frente!

Sempre conquistamos o respeito e a confiança quando cumprimos e mantemos com nossa palavra e nosso dever.  Vamos em frente!

Deputado Marcio Pauliki