Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Política 13/03/2024

Aliel é homenageado com placa em Comissão na Câmara Federal

Parlamentar, que presidiu a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, participou do descerramento da placa na Galeria dos Presidentes

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Aliel é homenageado com placa em Comissão na Câmara Federal

O deputado federal ponta-grossense Aliel Machado (PV-PR) participou nesta quarta-feira, 13, do descerramento da placa na Galeria dos Presidentes da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), na Câmara dos Deputados. A homenagem faz parte da troca no comando do colegiado para 2024. O parlamentar, que já presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, passa agora a liderar a Comissão de Cultura.

“Foi uma grande alegria presidir essa comissão que é tão importante para toda a sociedade. Tivemos vários desafios, muitas conquistas e outras ainda teremos que lutar. Continuarei agora como membro da comissão, ajudando no que for preciso”, disse Aliel.

Entre as pautas defendidas durante a presidência do paranaense na Comissão estão a ratificação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, que é um tratado internacional que visa promover, proteger e assegurar os direitos das pessoas idosas. Além disso, uma missão oficial, liderada pelo deputado Aliel, esteve com o Papa Francisco no Vaticano para entregar uma homenagem pelos serviços prestados pelo pontífice em defesa dos idosos no mundo. O Prêmio Zilda Arns, proposto pelo parlamentar, foi aprovado por unanimidade e entregue em uma audiência que durou mais de 40 minutos no Vaticano. 

Durante sua fala, Aliel destacou ainda a unidade da comissão, superando qualquer divergência política. "É realmente gratificante ver que as diferenças políticas foram deixadas de lado em prol de um objetivo comum, priorizando a pauta da pessoa idosa. É muito importante destacar e celebrar esses avanços”, afirmou o deputado. 

Novo desafio

O papel de destaque que o parlamentar ponta-grossense vem tendo na Câmara dos Deputados deve continuar este ano. Além de já ter presidido duas Comissões importantes na Casa, Aliel assumiu esta semana a presidência da Comissão de Cultura. É a terceira comissão consecutiva do deputado. No total, a Câmara tem apenas 30 comissões permanentes, composta por 30 titulares, para 513 parlamentares. 

Ainda reforçando o seu papel de liderança no Congresso, Aliel relatou ainda o projeto sobre o Mercado de Carbono (PL2148), um dos projetos considerados mais importantes para o futuro do país. Com a relatoria, o parlamentar foi um dos integrantes da comitiva brasileira na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O PL foi aprovado em dezembro pela Câmara e seguiu para o Senado Federal. (Com assessoria)