Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Política TV Doc 19/02/2024

Izaías cobra aplicação da lei que obriga exame toxicológico para vereadores

Autor da proposta usou a tribuna da Câmara nesta segunda (19) para pedir a aplicação da lei e criticar uma nova proposta que trata da revogação

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Izaías cobra aplicação da lei que obriga exame toxicológico para vereadores

A lei que obriga os 19 vereadores a realizarem exame toxicológico como requisito para exercerem a função na Câmara Municipal está em vigor. Porém, a medida ainda não foi aplicada e existe uma nova proposta de lei no Legislativo que visa revogar a determinação.

De iniciativa do vereador Izaías Salustiano (PL), a lei foi sancionada pelo Executivo e aguarda para ser colocada em prática. Ocorre que, segundo ele, a ideia inicial foi deturpada, via substitutivo geral apresentada pela Mesa Executiva, que amplia a obrigação do exame para todos os cargos em comissão, tanto da Câmara, quanto da Prefeitura.

A mudança é vista por Izaías como uma tentativa de dificultar a ideia inicial de englobar apenas os 19 vereadores. Ao se colocar a obrigatoriedade também para todos os comissionados, a medida acaba implicando em maior custo aos cofres públicos. Essa, inclusive, é a justificativa do vereador Dr. Erick Camargo (PSDB) para apresentar a proposta de lei que pede a revogação da medida.

Entretanto, Izaías acredita que é possível a aplicação da lei mesmo do modo abrangente como foi aprovada, devendo partir de cada vereador fazer o exame, com recursos próprios, e apresentar o resultado no Legislativo.

O assunto é polêmico e ainda deve render muito debate na Casa de Leis. E em meio a toda essa discussão, fica a pergunta que não quer calar: será que tem algum vereador que teme a aplicação da lei?

Assista a entrevista concedida por Izaías ao Blog nesta segunda:

Leia também

Projeto torna obrigatório exame antidrogas para exercício do mandato de vereador em PG

 

Foto: Luiz Lacerda/CMPG