Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Destaques 02/09/2020

Aliel e Jocelito confirmam aliança e candidatura à Prefeitura pode ser do deputado ou de Mabel Canto

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Aliel e Jocelito confirmam aliança e candidatura à Prefeitura pode ser do deputado ou de Mabel Canto

Com a proximidade das eleições, o tabuleiro político de Ponta Grossa segue sofrendo mudanças e alterações. A nova decisão que trouxe grandes repercussões foi o pacto firmado entre os grupos políticos de Aliel Machado (PSB) e Jocelito Canto, ex-prefeito e comunicador conhecido. Com isso, Aliel e Jocelito devem lançar uma candidatura à Prefeitura com o nome do próprio Aliel, ou com Mabel Canto (PSC), comandando a chapa. A informação foi divulgada de forma antecipada pelo blogdodoc.com no início da tarde desta quarta-feira (02) e oficializada por Aliel, Jocelito e Mabel durante a tarde desta quarta.

A reportagem do Portal aRede entrou em contato com o deputado federal que confirmou a união de forças. “O que decidimos até agora foi que vamos caminhar juntos na eleição. Desde ontem a Mabel [deputada estadual] está estudando nosso plano de governo, conversando com as pessoas. O que decidimos até o momento é que vamos unir forças”, disse Aliel. "O que não podemos é deixar o futuro da cidade ser decidido em negociatas", disparou Aliel.

Com uma possível candidatura de Mabel (ou do próprio Aliel), o nome de Pietro Arnaud (PSB), vereador de segundo mandato, é cotado como vice. “O Pietro é uma pessoa muito preparada, foi um líder de oposição muito competente, é um ótimo vice para qualquer candidato e para compor com qualquer chapa. Mas vamos conversar muito ainda até o fechamento do prazo das convenções”, disse o deputado.

Por um lado, a união de forças entre Jocelito e Aliel pode ser classificada como “esperada”, já que o deputado federal sempre foi próximo de Joce. No entanto, o nome de Mabel como possível candidata a prefeita é uma mudança considerável no cenário político. Mabel foi eleita para o primeiro mandato como deputada estadual em 2018 e rompeu com o governo recentemente.

No entanto, caso Mabel decida ser candidata, há um 'impeditivo documental’: a deputada registrou em cartório os compromissos de campanha em 2018, entre eles cumprir integralmente o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Por outro lado, Aliel cumpre o segundo mandato como deputado federal e se torna uma liderança cada vez mais respeitada em Brasília, atualmente como vice-líder da oposição ao governo de Jair Bolsonaro.

Grupos sempre foram ‘próximos’

Na prática, os grupos de Aliel e Jocelito sempre foram próximos. Os vereadores ligados a Aliel, Pietro e Geraldo Stocco (PSB), sempre participaram dos programas de rádio de Jocelito e Mabel. Além disso, os grupos de Aliel e Jocelito também se assemelham na retórica e na forma de encarar o papel do Estado - na prática, ambos defendem a participação do Estado, em suas diversas instâncias, para ajudar parcelas mais humildes de população.

Parceria histórica

Na prática, Aliel começou a carreira política ao lado de Jocelito, em comícios do então candidato a prefeito e a deputado. Quando Aliel se elegeu vereador pelo PCdoB em 2012 com uma votação surpreendente e, logo em seguida, garantiu a presidência da Câmara, Jocelito foi uma das poucas figuras públicas mais tradicionais a defender Aliel em questões polêmicas, como o subsídio concedido à Viação Campos Gerais (VCG) durante uma greve histórica no município. (As informações e imagem são do Portal aRede)