Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques Eleições 02/09/2020

Aliel pode abrir mão de candidatura a prefeito para apoiar Mabel Canto

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Aliel pode abrir mão de candidatura a prefeito para apoiar Mabel Canto

O deputado federal Aliel Machado (PSB) pode abrir mão de uma nova candidatura a prefeito de Ponta Grossa para apoiar a candidatura da deputada estadual Mabel Canto (PSC). De acordo com informações apuradas pelo blogdodoc.com, essa possibilidade é real e foi debatida em reunião realizada na noite de terça-feira, com a presença de Aliel, Mabel e o ex-prefeito Jocelito Canto.

Ficou acordado na reunião que o grupo de Aliel e o de Jocelito estarão juntos no pleito, mas que a cabeça de chapa pode mudar. Ao invés de Aliel, Mabel Canto seria a candidata. Pelo que se sabe, não houve objeção por parte do deputado federal, que está em ascensão dentro do Congresso Nacional, ocupa o posto de vice-líder da Oposição e é cotado para se tornar o líder.

Entretanto, o parlamentar teria ficado de manter conversas com outras lideranças que estão no apoio da sua pré-candidatura para falar da possibilidade de apoiar Mabel. Como tem compromisso assumido com tais lideranças, Aliel precisaria do aceite delas para dar prosseguimento à formação de uma chapa com Mabel candidata. O que pesa contra a candidatura da deputada é o fato de ter assumido compromisso público, e registrado em cartório, de que cumprirá todo o mandato de quatro anos na Assembleia Legislativa do Paraná. Assim, caso seja candidata, e seja eleita, deixará o mandato pela metade.

Estão junto com Aliel no momento o MDB, do ex-vereador Julio Kuller, além de partidos como o PL e o PR. Portanto, uma mudança de planos para uma candidatura à Prefeitura vai precisar de um consenso no grupo. Aliel já teria garantido que não irá descumprir com o que se comprometeu no momento de formar o grupo político.

Caso a opção de Mabel canto ganhe corpo e se efetive, o principal nome para ocupar o lugar de candidato a vice-prefeito é o do vereador Pietro Arnaud, que está no PSB de Aliel.

Portanto, ou Aliel ou Mabel irá concorrer à Prefeitura. Conversas estão marcadas para os próximos dias e uma decisão deve acontecer na convenção do PSB, marcada para o próximo dia 15 de setembro, às 16 horas. A conferir.