Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política Cidades 30/05/2019

Castro: Conferência discute direito dos idosos nesta sexta-feira

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro: Conferência discute direito dos idosos nesta sexta-feira

A secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa promovem nesta sexta-feira (31) a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa idosa no município de Castro. O evento acontece na Câmara Municipal de Castro das 8 às 17 horas, com a participação de idosos, autoridades, representantes dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

Com o tema "Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas", a conferência tem como objetivo avaliar e discutir entre sociedade, governo e idosos, a efetividade das ações em execução e propor políticas públicas nas diferentes áreas, que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer. "O que queremos é que os idosos tenham um envelhecimento digno e com respeito a seus direitos", disse o presidente do Conselho, Eder de Jesus Xavier.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, Castro tem 6.448 idosos acima de 60 anos, o que representa 10% do total da população do município que dispõe de uma rede de serviços preventivos e proativos nas diferentes áreas para atendimento a esse público. (Com assessoria)