Destaques Política

Redução de cadeiras aumentará quociente eleitoral para eleger vereadores em 2020

A redução de 23 para 19 vereadores em Ponta Grossa a partir das próximas eleições vai acarretar na necessidade de uma quantidade maior de votos por chapa para eleger os parlamentares. Trata-se do chamado Quociente Eleitoral, que, resumidamente, é o número de votos válidos dividido pelo número de vagas para um partido eleger representante.

Em 2016, para um total de 178 mil votos válidos, um partido ou coligação precisou de 7.750 votos para eleger um vereador. Para 2020, esse total passará para cerca de 9.300 votos, portanto, com a necessidade de mais 1.550 votos para alcançar uma cadeira. Além disso, a quantidade de candidatos será menor dentro de uma chapa.

Até 2016, um partido sem coligar podia apresentar 35 candidatos, que era o total de cadeiras, 23, mais 50%, conforme determina a legislação eleitoral. Numa coligação, podiam 46 candidatos (o dobro do número de vagas do Parlamento). Para 2020, não será mais permitido as coligações. Com isso, cada partido poderá apresentar 29 candidatos (19 + 50%). Vale ressaltar que deste total, 30% das vagas precisam ser preenchidas por mulheres.

Portanto, em 2016 um único partido tinha 35 candidatos para atingir 7.750 votos e eleger o mais votado. Em 2020, com 29 candidatos, será preciso alcançar 9.300 votos. Já a estimativa para eleger o segundo vereador é de 15 mil votos. Para o terceiro, a tendência é que seja necessário ultrapassar a marca dos 20 mil votos.

Em síntese, com menos cadeiras e sem coligação, somente os partidos que conseguirem organizar uma chapa homogênea, com nomes fortes e representativos, vão garantir lugar na próxima Legislatura. Aqueles políticos que têm muitos votos, mas não estruturarem seus partidos com mais lideranças, terão grande dificuldade para se eleger.

Ainda nesse cenário, os partidos que tiverem candidatos fortes a prefeito terão a vantagem de contar com os votos na legenda (quando o eleitor vota para o partido e não para um candidato específico), o que ajuda bastante na soma dos votos.

Confira outros Posts