Sem categoria

Ponta Grossa tem alta na geração de emprego em janeiro

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa apresentou nessa terça-feira (20) o relatório de atendimentos feitos em janeiro deste ano. Ao todo, 459 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho, número que representa uma alta de 126% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, que registrou 203 empregos conseguidos através da mediação do órgão – mesmo com a queda de 1,7% do total de vagas oferecidas, que foi de 633 neste ano contra 644 em 2017.

Isso representa um índice de aproveitamento superior a 72,5%, mas o diretor da Agência, John Elvis Ramalho, explica que esse número de colocados não é definitivo e exclusivo do mês, já que nem todos os trabalhadores que foram encaminhados para entrevistas de emprego durante janeiro tiveram o retorno da empresa no mesmo mês. “Assim como muitas das mediações que fizemos em dezembro só tiveram a contratação efetuada em janeiro, o mesmo acontece em todos os meses. Dessas 633 vagas oferecidas o total de aproveitamento ainda pode crescer”, aponta Ramalho.

Seguro-desemprego

Em relação aos pedidos de seguro-desemprego, o índice também é positivo: foram feitas 13,7% solicitações a menos do que em 2017. De 1.292 requerimentos feitos em janeiro do ano passado, o total passou para 1.115 feitos no último mês. O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, lembra que o saldo de empregos de Ponta Grossa referente a todo o ano de 2017 foi o melhor entre as maiores cidades do Estado e a baixa na procura de seguro-desemprego é outro fator positivo.

“O seguro-desemprego ajuda a medir a empregabilidade no Município, que por sua vez é o reflexo direto do desenvolvimento econômico da cidade. Quanto mais empregos, mais renda é distribuída e mais capital gira no mercado”, analisa Carbonare.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts