Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 18/04/2017

Gincana da FacPG aumenta doações de sangue no Hemepar

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Os alunos que participaram da Gincana ‘Sangue Bom doa Sempre’ das Faculdades Ponta Grossa conseguiram mais de 100 doações de sangue durante o período de 30 de março a 13 de abril. A Gincana, organizada como trote pela instituição, envolveu os calouros em uma competição para aumentar o número de doações em Ponta Grossa.

“O primeiro período de radiologia, turma campeã, conseguiu mobilizar mais pessoas durante a campanha, mas esta é uma ação onde todos saem ganhando. Muitos acadêmicos levaram familiares, amigos, inclusive, uma de nossas alunas incentivou os funcionários da empresa na qual trabalha para doarem também”, contou a psicopedagoga Luciane Lopes.

Vidas salvas

Conforme explica a coordenadora do curso de Farmácia, Vanessa Torres, “o sangue é fracionado em glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas, esse processo permite que três ou mais pacientes sejam atendidos com uma única doação. Por meio da Gincana, acreditamos que mais de 400 vidas serão salvas”.

A assistente social do Hemepar, Clara Elairde do Prado, afirma que ações como essas são relevantes para manter um bom estoque de sangue. “Todo tipo de campanha e mobilização da comunidade é importante porque amplia a quantidade de doações e conscientiza as pessoas sobre a importância em doar”, contou.

Bons resultados

Lopes conta o resultado da Gincana foi além do esperado. “Essa ação mobilizou a instituição como um todo e também contou com a participação de pessoas da comunidade. Nós percebemos, devido ao empenho dos alunos, coordenadores e professores, que a campanha ultrapassou as paredes da faculdade”, finalizou. (Fonte: assessoria)